v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

					Visualizar v. 8 n. 23 (2023): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

V. 8, N. 23 - Fluxo Contínuo - 2023

Publicado: 2023-03-28

Artigos

  • Notas biográficas de um jovem artista: processos de socialização e individualização

    Juliana Batista dos Reis
    e1100
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1100
  • (Re)pensar a formação docente: narrativas auto[bio]gráficas dos/as professores/as de química campesinos/as

    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    e1101
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1101
  • Dimensões formacionais para uma gestão colegiada: experiências (auto)biográficas de coordenadores(as) do curso de pedagogia

    Ronaldo Figueiredo Venas, Rejane de Oliveira Alves
    e1102
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1102
  • A narrativa (auto)biográfica na pesquisa em educação: uma prática de linguagem reflexiva

    Janaína Moreira Pacheco de Souza, Luiz Antonio Gomes Senna Senna
    e1103
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1103
  • Aprendizagem intergeracional da docência: memorial de formação no curso de educação física

    Ândrea Tragino Plotegher, Karoline Hachler Ricardo, Francisco Eduardo Caparroz
    e1104
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1104
  • Viver a vida e contá-la: (auto)biografia, trabalho infantil e itinerários pedagógicos

    Iranilson Buriti Oliveira
    e1106
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1106
  • Narrativas em contextos: tempo, pandemia e ser mulher na docência

    Luiza Alves de oliveira, Adriana Alves Fernandes Costa, Juaciara Barrozo Gomes
    e1105
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1105
  • Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação.

    Bethania Medeiros Geremias
    e1107
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1107
  • Autobioformação: processos formativos constituídos e redimensionados pelo vivido

    Charles Maycon de Almeida Mota
    e1108
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1108
  • Memórias, escritas e diários em pesquisaformação

    Luciane Maria Pezzato, Inês Ferreira de Souza Bragança, Camila Petrucci Rosa
    e1109
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1109
  • Epístola, segundo Rubião Bovary, aos sobreviventes: um estudo psicossocial sobre o negrogay

    Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
    e1110
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1110
  • Um ritual epistolar favelado: dos penpals ao despertar de nossas próprias narrativas

    Aline Regina Cardozo de Brito
    e1111
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1111
  • A compreensão e constituição do ser professora a partir de narrativas educacionais

    Ana Carolina Parolini Borges Durante, Valeska Virgínia Soares Souza
    e1124
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1124
  • A concepção e o fim de uma escola inovadora

    Fernando Gomes de Oliveira Tavares
    e1125
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1125
  • Para além do silêncio e do esquecimento: histórias de mulheres que escreviam em Yiddish

    Sonia Kramer
    e1127
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1127
  • A escrita de si e a construção identitária nos manuscritos de Maria Leofrisio, a pipoqueira de Araranguá

    Marcos Aurelio da Silva Pereira, Gladir da Silva Cabral
    e1128
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1128

Dossiê

  • Ilusões bem fundamentadas: trabalho docente, memória e autobiografia

    Afrânio Mendes Catani
    e1113
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1113
  • Variações sobre um mesmo tema : escola, memória e professore(a)s

    Débora Mazza
    e1114
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1114
  • Revisitar o passado para refletir sobre o presente: as marcas deixadas por aqueles que ensinam

    Juliana de Souza Silva
    e1115
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1115
  • Memórias de uma trajetória docente: sobre marcas e silenciamentos

    Ana Clara de Rebouças Carvalho
    e1116
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1116
  • Em busca de novas práticas de liberdade: uma autobiografia com António Candeias

    Ana Luísa Paz
    e1117
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1117
  • Laerte Ramos de Carvalho: além do homem petrificado

    Bruno Bontempi Junior
    e1118
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1118
  • Reflexões sobre a decisão de se tornar um professor de pré-escola com base no trabalho autobiográfico

    Gabriel Alejandro Álvarez Hernández
    e1119
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1119
  • Professores que nos atravessam trajetória de vida-formação de uma professora de História

    Tamara de Lima, Amarílis da Costa Silva, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    e1120
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1120
  • Pelos caminhos de Amália: do antigo norte goiano à capital do estado de Goiás

    Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes, Maria de Fátima Oliveira, Júlio Cezar Milhomens Pereira
    e1121
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1121
  • Educadores marcantes: ressonâncias na constituição da identidade docente de um professor de Física

    Wilson Elmer Nascimento, Camila Lima Miranda, Helena Lara Barros de Souza
    e1122
    DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1122