Annonces

Chamada para Dossiê: "Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática"

2024-09-17

Chamada para Dossiê: "Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática"

Revista Baiana de Educação Matemática tem o prazer de anunciar a chamada de artigos e relatos de experiência para o dossiê temático intitulado "Laboratórios de educação (em) matemática em instituições de ensino (não) superior e a construção de uma nova cultura matemática".

Os laboratórios de educação (em) matemática (LEM) têm-se consolidado como estruturas fundamentais para uma melhor articulação entre a formação, a investigação, a inovação pedagógica e a extensão à comunidade, contribuindo significativamente para a construção de uma nova cultura matemática.

Com este dossiê, pretende-se explorar múltiplas facetas dos LEM, incluindo contributos para a formação inicial e continuada de professores e seu impacto nas práticas pedagógicas e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.

Neste contexto, convidamos investigadores, educadores e demais profissionais da área da educação (em) matemática a submeterem manuscritos que abordem, designadamente:

  • Criação e desenvolvimento de LEM em instituições de ensino (não) superior;
  • Articulação entre investigação e formação nos LEM;
  • Extensão universitária - interação dos LEM com a comunidade;
  • Os LEM na formação inicial de professores que irão ensinar matemática;
  • Formação contínua e pós-graduada desenvolvida nos LEM;
  • Os LEM na aprendizagem da matemática a nível não superior;
  • Desafios e perspectivas futuras para os LEM.

Os interessados devem submeter os seus artigos por meio do sistema de submissão online da revista, até 30/12/2024. O fluxo será contínuo, ou seja, à medida que os artigos e relatos de experiência forem aceites, serão imediatamente publicados. A conclusão do dossiê, incluindo o editorial, está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Para mais detalhes sobre o processo de submissão, normas de formatação e outras informações relevantes, visite o site da Revista Baiana de Educação Matemática [https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/index] ou entre em contato com o comitê editorial através do e-mail ajnunes@uneb.br.

Esperamos receber contribuições que enriqueçam a discussão sobre os LEM, ampliando o entendimento sobre suas potencialidades e desafios.

Prof. Doutor Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, Brasil)
Profa. Doutora Isabel Cabrita (Universidade de Aveiro, Portugal)
Editores do Dossiê

En lire davantage à propos de Chamada para Dossiê: "Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática"

Numéro courant

Vol. 5 No. 1 (2024): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)
					Afficher Vol. 5 No. 1 (2024): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)
Publié-e: 2024-01-17

Artigos - Fluxo Contínuo

  • Understanding the textbook: Reflections in the field of mathematics education

    Lucas Carato Mazzi, Rúbia Barcelos Amaral, Ana Paula Perovano, Luciana Vieira Andrade
    e202407
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19689
  • Canções na Educação Matemática: o que os Encontros Baianos de 2013 a 2021 revelam?

    SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS, JEFFERSON CORREIA DA CONCEIÇÃO
    e202401
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.18336
  • Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria

    Rebeca de Sousa Silva, Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira
    e202402
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17891
  • O ensino de Probabilidade e Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental: o que se publicou no Encontro Baiano de Educação Matemática?

    Alisson Alves de Araújo, André Ricardo Lucas Vieira
    e202410
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20558
  • A faceta integralizadora da disciplina Resolução de Problemas do PROFMAT na Universidade Federal do Oeste da Bahia: Uma análise quantitativa

    Marcelo De Paula, Joubert Lima Ferreira
    e202413
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20197
  • Tabuada nos Anos Iniciais e as Práticas Pedagógicas Pregressas de Professores que Ensinam Matemática

    Márcio Urel Rodrigues , Célia Aparecida Dias Ferreira Louzada, Gladys Denise Wielewski, Maria Elizabete Rambo Kochhann
    e202411
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19864
  • A visualidade no ensino de Geometria no Ensino Médio

    Clara de Mello Maciel, Thaís Philipsen Grützmann
    e202408
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19572
  • La cultura como operador en las opciones metodológicas en educación matemática

    Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santos
    e202406
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19547
  • Jogos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Fundamental

    Claudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada
    e202409
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.17934
  • Desafios e possibilidades: a perspectiva dos(as) professores(as) de Matemática

    Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Joselito Brilhante Silva
    e202415
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20699
  • Saberes matemáticos e erros cometidos pelos estudantes do 4º ano diante dos problemas de Composição e Transformação

    Claudia Kelly Augusto Fernandes, Priscila Bernardo Martins, Edda Curi
    e202416
    DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.19965

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo

Dossiê temático - Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática

Voir tous les numéros

Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM)  é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Campus  III, em parceria com o  Campus  VII da mesma universidade e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE),  Campus  Santa Maria da Boa Vista/PE. A RBEM objetiva divulgar pesquisas científicas, em andamento ou concluída, na área de Educação Matemática, bem como experiências de professores da Educação Básica e estudantes dos cursos de licenciatura, sejam relativas aos seus estágios supervisionados ou de outras diversas práticas formativas desenvolvidas ao longo do curso, como as oriundas de programas como o PIBID ou Iniciação Científica, por exemplo. Nessa direção, portanto, a  Revista Baiana de Educação Matemática  cumpre com essa função de divulgar trabalhos que têm como foco o professor que ensina Matemática, sua formação, a realidade e cultura escolar e o ensino e aprendizagem dessa ciência. A  RBEM  não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos. É um periódico virtual e ambiciona o intercambiar de ideias entre pesquisadores de diferentes regiões do país e nacionalidades, aproximando-os quanto ao foco de discussão aqui estabelecido.

Qualis/CAPES: B2