[Prorrogação de Prazo de Submissão] Chamada de artigos para Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática nos contextos de ensino presencial, remoto e híbrido

2021-02-26

Como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, o Estágio Curricular Supervisionado, ou o chamado Estágio Obrigatório, é um dos componentes da dimensão prática dos cursos de licenciatura, constituindo, assim, espaço privilegiado de aprendizagem da profissão docente e de construção da identidade profissional.

Com a crise sanitária provocada pelo coronavírus (COVID-19), os cursos de licenciatura em matemática, de instituições públicas e privadas, têm vivenciado dificuldades, adaptações, reinvenções e transformações no ambiente da sala de aula e no fazer docente e discente, tendo em vista os protocolos de isolamento e distanciamento social, que foram implantados com o objetivo de preservar vidas e diminuir o contágio.

Neste contexto, ampliam-se o número de escolas e instituições de ensino superior com suspensão de aulas presenciais ou adoção de aulas remotas ou sistemas híbridos. Tudo isso tem gerado questionamentos e preocupações devido às desigualdades no acesso às tecnologias, às redes de apoio ou a cursos de formação por estudantes, professores, futuros professores e formadores de professores. Assim, para ser desenvolvido, o Estágio Curricular Supervisionado demanda das instituições, dos gestores e dos formadores de professores a revisão de documentos normativos, convênios e projetos pedagógicos, bem como a reconstrução das práticas de ensino e de aprendizagem no âmbito deste componente curricular.

Como esse componente curricular tem sido ofertado? Como as horas têm sido distribuídas e trabalhadas na Universidade e na Escola? Quais têm sido os desafios dos formadores de professores na interação com o futuro professor e entre estes e os professores e estudantes da educação básica? Quais têm sido as estratégias didáticas mais exitosas em contextos de aulas remotas ou híbridas? Como os aprendizados construídos por formadores de professores, professores e futuros professores, no contexto das aulas presenciais, os auxiliam no contexto de aulas remotas ou híbridas?

Logo, se faz necessário refletir, entender, conhecer e divulgar as experiências, os erros e os acertos quanto ao desenvolvimento atual do estágio no âmbito dos cursos de licenciatura em matemática no Brasil. Assim, as contribuições a serem submetidas devem apresentar e discutir como estes desafios têm sido discutidos, superados e como o estágio, de fato, tem sido desenvolvido e avaliado.

 

Editores convidados:

Dario Fiorentini (UNICAMP)

Regina da Silva Pina Neves (UnB)

Maria Dalvirene Braga (SEEDF/UnB)

 

Cronograma de Submissão/Publicação
Prazo para submissão: 30 de julho de 2021.
Publicação: Agosto/Setembro de 2021.