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Agradecimento e informe editorial

14 outubro 2025

Prezados(as) autores(as),

A equipe editorial da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) agradece, de forma sincera, a confiança e o interesse de todos(as) em submeter seus trabalhos para avaliação e possível publicação em nosso periódico.

Nos últimos meses, enfrentamos instabilidades na plataforma OJS, o que dificultou o encaminhamento dos manuscritos para avaliação. Essas dificuldades decorreram tanto de inconsistências técnicas no sistema quanto de demora nos retornos de avaliadores(as) — compreensível diante das intensas demandas acadêmicas e profissionais a que esses(as) pesquisadores(as) se dedicam.

Aproveitamos para agradecer profundamente aos(às) pareceristas pela colaboração e compromisso contínuo com a RBEM, que se mantém graças à dedicação coletiva da comunidade acadêmica.

Pedimos sinceras desculpas pelos atrasos ocasionados e informamos que, com o sistema agora em pleno funcionamento, retomaremos o fluxo editorial com máxima celeridade, de modo a garantir o prosseguimento regular das avaliações e publicações.

Reiteramos nosso agradecimento pela compreensão e pelo apoio contínuo à Revista Baiana de Educação Matemática, cujo fortalecimento depende da participação ativa de autores(as), avaliadores(as) e leitores(as).

Com os nossos cordiais cumprimentos,
Equipe Editorial da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM)
Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Chamada para Número Temático - Processos Matemáticos da BNCC na Prática Docente: Desafios, Possibilidades e Inovações

9 setembro 2025

Editores Convidados:

 Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF) - marco.kistemann@ufjf.br   

Prof. Dr. Márcio Urel Rodrigues (UNEMAT) - márcio.rodrigues@unemat.br

 

Justificativa do Número Temático

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um marco para a educação brasileira, ao estabelecer competências e habilidades essenciais para a formação dos estudantes. Na área de Matemática, a BNCC enfatiza não apenas o domínio de objetos de conhecimento, mas também o desenvolvimento de processos matemáticos fundamentais: a modelagem matemática, a resolução de problemas, o trabalho por projetos e as investigações matemáticas. Estes processos são formas privilegiadas para ensinar Matemática na Educação básica. Contudo, a transposição desses processos matemáticos contidos na BNCC para a prática pedagógica representa um desafio significativo para os professores. Exige uma reconfiguração de práticas pedagógicas, o desenvolvimento de novos materiais didáticos e a adoção de posturas investigativas em relação ao próprio fazer docente.

Diante deste cenário, e considerando que a implementação de políticas curriculares é um processo complexo e contextual, o presente número temático busca reunir que explicitam aspectos da implementação dos processos matemáticos da BNCC na prática de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Assim, este dossiê se propõe a capturar e analisar este momento singular de transição e ressignificação das práticas docentes no país. A relevância desta proposta reside na necessidade de se aprofundar o diálogo entre as diretrizes curriculares e a realidade escolar, visando a socialização de conhecimentos que possam inspirar e subsidiar o trabalho de educadores matemáticos em todo o Brasil.

 

Ementa do Número Temático

O presente Número Temático tem como objetivo discutir e analisar as práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática em relação à implementação dos processos matemáticos apresentados pela BNCC (modelagem matemática, resolução de problemas, trabalho por projetos e investigações matemáticas).

Busca-se, por meio de artigos originais de pesquisa evidenciar os desafios, as potencialidades, as inovações e as reflexões que emergem da necessidade de alinhar as práticas docentes às diretrizes curriculares, contribuindo para a construção de um panorama sobre o tema no contexto da educação matemática brasileira.

Desta maneira, a comunidade acadêmica poderá submeter trabalhos que se enquadrem, preferencialmente, em um dos eixos apresentados, a seguir, ou em outros eixos que estejam em sintonia com a temática dessa chamada.

 

  1. (Etno)Modelagem Matemática em Sala de Aula

Investigações sobre a implementação de atividades de modelagem matemática e /ou de etnomodelagem, abordando desde a sua concepção e planejamento até a sua aplicação e avaliação.

 

  1. Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino

Pesquisas que explorem a resolução de problemas não apenas como um conteúdo, mas como uma metodologia para o ensino e a aprendizagem da Matemática

 

  1. Trabalho por Projetos no Ensino de Matemática

Pesquisas envolvendo o desenvolvimento de projetos que integrem diferentes componentes curriculares, tendo a Matemática como eixo articulador.

 

  1. Investigações Matemáticas e Resolução de Problemas

Pesquisas que abordem a promoção de investigações matemáticas em sala de aula, incentivando os alunos a formularem conjecturas, a testarem hipóteses e a argumentarem matematicamente, bem como a criarem e resolverem problemas.

 

  1. Formação de Professores e os Processos Matemáticos da BNCC

Investigações sobre o papel da formação inicial e continuada de professores na preparação para o trabalho com os processos matemáticos da BNCC.

 

  1. Recursos Didáticos e Tecnologias Digitais no Desenvolvimento dos Processos Matemáticos

Pesquisas Estudos sobre a utilização de diferentes recursos didáticos, incluindo tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), Inteligência Artificial e uso de softwares variados para a promoção dos processos de aprendizagem matemática em sala de aula.

 

  1. Análises Críticas e Reflexões sobre os Processos Matemáticos na BNCC
    Pesquisas que realizem uma análise crítica das orientações da BNCC, discutindo suas potencialidades, limitações, contradições ou seus desdobramentos teóricos e práticos no contexto do ensino de Matemática.

 

  1. Educação Financeira e/ou Educação Estatística e BNCC

Pesquisas que apresentem embasamentos teóricos e investigações a partir das diretrizes da BNCC, discutindo suas potencialidades do desenvolvimento de literacia financeira e/ou estatística no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática.

 

  1. Avaliação em Matemática e BNCC

Pesquisas e investigações que problematizem formas diversas de avaliação que transcendam a pedagogia do exame a partir das diretrizes da BNCC no processo de aprendizagem matemática.

 

  1. Educação de Jovens e Adultos (EJA) e BNCC

Pesquisas que problematizem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), seus desafios e potencialidades na formação matemática do cidadão.

 

  1. Educação Quilombola, Educação Indígena e Educação do Campo e BNCC

Pesquisas que problematizem processos de aprendizagem matemática na Educação Quilombola, ou na Educação Indígena ou na Educação do Campo, seus desafios e potencialidades na formação matemática do cidadão nestes contextos.

 

Informações Gerais:

  • As submissões devem ser realizadas exclusivamente através do sistema da revista em: https://www.revistas.uneb.br/baeducmatematica/about/submissions
  • Os artigos devem estar de acordo com as diretrizes para autores e normas de formatação da revista.
  • Serão aceitos artigos em Português, Espanhol e Inglês.

 

Cronograma:

Lançamento da Chamada de Trabalhos: 09 de setembro de 2025

Prazo para Submissão de Artigos: 28 de fevereiro de 2026

Processo de Avaliação pelos Pares: Março e Abril de 2026

Prazo para Devolução das Reformulações: Maio de 2026

Publicação do Número Temático: Junho de 2026

 

Os trabalhos publicados pela Revista Baiana de Educação Matemática (e-ISSN: 2675-5246/ Prefixo DOI: 10.47207)
 estão licenciados pela licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Qualis/CAPES: B2
Fator de impacto 2023: 3,041 (Fonte: SJIFactor)

Associações, Buscadores e Indexadores:

  

Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.