A Revista Baiana de Educação Matemática (e-ISSN: 2675-5246 / DOI Prefix: 10.47207), lançada em 2020, tem como missão divulgar trabalhos voltados para o professor que ensina Matemática, abordando sua formação, a realidade e cultura escolar, além do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III, a revista conta com a parceria do Campus VII da UNEB e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista/PE. A RBEM adota o sistema de publicação em fluxo contínuo e não cobra taxas de processamento de artigos (APC).

Qualis/CAPES: B2
Fator de impacto 2023: 3,041 (Fonte: SJIFactor)

A Revista Baiana de Educação Matemática encontra-se indexada, associada e nas seguintes bases de dados: Google Scholar Sumários | ResearchBibRevistas de Livre Acesso|Internacional Scientific Indexing PKP IndexABEC BRASILEurasian Scientific Journal IndexDirectory of Research Journals IndexingLatindexDiadorimIndex Copernicus Internacional|Crossref|Digital Object Identifier (DOI)|DOAJ|LatinREV| CiteFactor|International Scientific Indexing(ISI)| BASE|Scinapse|ZDB-KatalogWorldCatUniversitäts Bibliothek UBL LeipzigScilit|SJIFactor|DTU Findit|ScienceGate|Harvard Dataverse |EuroPub|DataCite | COREOpen Science | Semantic Scholar | Jisc Library Hub DiscoverLENS.ORG|OpenAlex | LibKey

Agradecimento e informe editorial

2025-10-14

Prezados(as) autores(as),

A equipe editorial da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) agradece, de forma sincera, a confiança e o interesse de todos(as) em submeter seus trabalhos para avaliação e possível publicação em nosso periódico.

Nos últimos meses, enfrentamos instabilidades na plataforma OJS, o que dificultou o encaminhamento dos manuscritos para avaliação. Essas dificuldades decorreram tanto de inconsistências técnicas no sistema quanto de demora nos retornos de avaliadores(as) — compreensível diante das intensas demandas acadêmicas e profissionais a que esses(as) pesquisadores(as) se dedicam.

Aproveitamos para agradecer profundamente aos(às) pareceristas pela colaboração e compromisso contínuo com a RBEM, que se mantém graças à dedicação coletiva da comunidade acadêmica.

Pedimos sinceras desculpas pelos atrasos ocasionados e informamos que, com o sistema agora em pleno funcionamento, retomaremos o fluxo editorial com máxima celeridade, de modo a garantir o prosseguimento regular das avaliações e publicações.

Reiteramos nosso agradecimento pela compreensão e pelo apoio contínuo à Revista Baiana de Educação Matemática, cujo fortalecimento depende da participação ativa de autores(as), avaliadores(as) e leitores(as).

Com os nossos cordiais cumprimentos,
Equipe Editorial da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM)
Universidade do Estado da Bahia – UNEB

v. 6 n. 1 (2025): Revista Baiana de Educação Matemática (rolling pass)

Publicado: 22-01-2025

Uma investigação histórica do Ensino de Geometria no Brasil

Elidio José Santana Silva, Rochelande Felipe Rodrigues

e202519

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22604

A abordagem do Letramento Financeiro em um livro didático de matemática do Ensino Fundamental

Janaíle Cruz da Silva, Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Mauricio Ramos Lutz

e202520

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23077

Um olhar comparativo entre o bacharelado e a licenciatura em matemática da UFOB sobre os componentes curriculares comuns

Noel Antônio de Souza, Marcelo De Paula, Jaqueline Stéfane da Silva Alves, Kaique Silva Sousa

e202524

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22720

GeoGebra e a construção do conceito de π: análise de experiência pedagógica no Ensino Fundamental

Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta, Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva

e202523

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.26376
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23972
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.19832
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22479
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22143
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.21204

Matematizando em propriedades rurais do Piemonte Norte do Itapicuru

Erinaldo Ferreira Nascimento, Erinaldo Alves, Ronney Marcos Santos

e202508

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22332
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22187
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.21740

Equações do Primeiro e Segundo Grau Através do Álgebot-App

Cleidinaldo Aguiar Souza, Tainyt Barbosa Viegas de Carvalho, Raimundo Nonato de Sousa, Antonia Dalva França Carvalho

e202521

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22942

O 7º Festival de Vídeos em Educação Matemática da UNESP: Scape Room e o medo da Matemática

Ari Blaz Falcão Ardais, Natalie Lixinski Carvalho, André Luis Andrejew Ferreira, Daniel Fernandes Silva

e202507

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22293
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.24000
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23496

Videoaulas de Matemática voltadas ao desenvolvimento de esquemas cognitivos

Pedro André Pires Machado, Fernando Siqueira da Silva, Tanise Zeppenfeld Arruda

e202510

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23456
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23430

Os pontos de estrangulamento do ensino de Matemática em tempos de isolamento social: um estudo à luz da escola pública cearense

Célio de Mendonça Clemente, Hermano José Pereira da Silva, Emmanuel de Mello Nogueira, Carlos Alberto de Vasconcelos

e202514

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23648

O percurso de estudo e pesquisa na formação inicial de professores de matemática para a elaboração de uma sequência de atividades

Mateus Santos Angelo, Denize da Silva Souza, Maria Batista Lima, Eressiely Batista Oliveira Conceição

e202518

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23649
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23762

Sentido Espacial na Infância e Educação Matemática: Uma Revisão Sistemática de Artigos Internacionais

Paula Almeida de Carvalho Silva, Simone Damm Zogaib, Abimael Magno Ouro Filho

e202517

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23647

Educação estatística e o processo avaliativo na educação básica: uma análise das produções científicas

Bruno Braga dos Santos, Lilian Cristina Fonseca Menezes, Luciano Pontes da Silva, Claudio Pinto Nunes

e202509

DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23431
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23640
DOI: https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.23636
Ver Todas as Edições

Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM)  é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB),  Campus  III, em parceria com o  Campus  VII da mesma universidade e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE),  Campus  Santa Maria da Boa Vista/PE. A RBEM objetiva divulgar pesquisas científicas, em andamento ou concluída, na área de Educação Matemática, bem como experiências de professores da Educação Básica e estudantes dos cursos de licenciatura, sejam relativas aos seus estágios supervisionados ou de outras diversas práticas formativas desenvolvidas ao longo do curso, como as oriundas de programas como o PIBID ou Iniciação Científica, por exemplo. Nessa direção, portanto, a  Revista Baiana de Educação Matemática  cumpre com essa função de divulgar trabalhos que têm como foco o professor que ensina Matemática, sua formação, a realidade e cultura escolar e o ensino e aprendizagem dessa ciência. A  RBEM  não cobra nenhuma taxa para submissão, avaliação ou publicação de artigos. É um periódico virtual e ambiciona o intercambiar de ideias entre pesquisadores de diferentes regiões do país e nacionalidades, aproximando-os quanto ao foco de discussão aqui estabelecido.

Qualis/CAPES: B2
Fator de impacto 2023: 3,041 (Fonte: SJIFactor)