Conhecimentos docentes: um olhar sobre a Estatística e o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15700Palavras-chave:
Conhecimentos docentes, Interdisciplinaridade, Grupo colaborativo entre professoresResumo
Este artigo tem como objetivo socializar os achados de pesquisa acerca dos conhecimentos docentes no contexto de uma prática desenvolvida sob a perspectiva interdisciplinar, em especial, no que diz respeito à Educação Estatística. Essa foi realizada, de forma online, devido à pandemia da COVID-19, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa proposta de estudo, conceitos estatísticos foram abordados junto a conteúdos de Língua Portuguesa e Inglesa, a partir de uma atividade que envolveu a produção e a divulgação de textos sobre “mulher” e “igualdade de gênero”. Essa prática foi partilhada em um dos encontros do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu), o qual foi gravado, transcrito e analisado, de forma qualitativa, tendo em vista os estudos produzidos por Lee S. Shulman nesse âmbito. A partir desses registros verbais, foram selecionados trechos da narrativa da professora de Língua Portuguesa que se relacionaram à Estatística. Como resultados, destaca-se a mobilização de conhecimentos estatísticos, contextuais e curriculares horizontais, fundamentais para a construção de um ambiente de aprendizagens aos discentes. Nesse sentido, defende-se uma formação estatística do professor de forma ampla, já que a Estatística propicia a realização de práticas interdisciplinares e colaborativas. Por meio desses resultados, portanto, pode-se evidenciar as potencialidades ao processo pedagógico, de práticas desenvolvidas sob o ponto de vista interdisciplinar e que abordam conceitos estatísticos, desde que o professor tenha conhecimentos profissionais inerentes a essa área, circunstância que pode contribuir na aprendizagem dos educandos e na superação da fragmentação da educação.
Downloads
Referências
BATANERO, C. Didáctica de la estadística. Granada: GEEUG, Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2001.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. 1. ed. Tradução de Maria J. Alvarez, Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BURGESS, T. A. Teacher Knowledge of and for Statistical Investigations. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (eds.). Teaching Statistics in School Mathematics - Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study, 2011, p. 259-270. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0_26
CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da Estatística na leitura do mundo: o Letramento Estatístico. Publicação UEPG Ci. Hum., Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, v. 16, n. 1, p. 45-53, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053
COIMBRA, J. A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR, A.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. (Org.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000
LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005
COBB, G. W.; MOORE, D. S. Mathematics, statistics, and teaching. The American Mathematical Monthly, v. 104, n. 9, p. 801-823, 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/2975286
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 12. ed. Campinas - SP. Papirus editora, 2005.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x.
GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: CONTRERAS, J. M.; GEA, M. M.; LÓPEZ-MARTÍN, M. M.; MOLINA-PORTILLO, E. (Eds.). Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, p. 1-15, 2019. Disponível em: www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
GODINO, J. D. et al. Models for statistical pedagogical knowledge. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Eds.), Teaching Statistics in School Mathematics – Challenges for Teaching and Teacher Education: A Joint ICMI/IASE Study. Berlin: Springer, 2011, p. 271-282. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0
GROTH, R. E. Research commentary: toward a conceptualization of statistical knowledge for teaching. Journal for Research in Mathematics Education, v. 38, n. 5, p. 427-437, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/30034960
LOPES, C. E.; MENDONÇA, L. O. O percurso do GIFEM: um grupo que se tornou colaborativo. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista, v. 6, n. 14, p. 255-270, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.671
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 01-13, jul./ dez. 2004.
PAGAN, M. A. A Interdisciplinaridade como uma proposta pedagógica para o ensino de Estatística no ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil, 2009.
PAGAN, M. A.; MAGINA, S. O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. R. bras. Est. pedag., v. 92, n. 232, p. 723-738, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.92i232.675
PONTE, J. P. (2011). Preparing teachers to meet the challenges of Statistics Education. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C. (Eds.), Teaching statistics in school mathematics – Challenges for teaching and teacher education: A Joint ICMI/IASE Study. New York, NY: Springer, 2011, p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-1131-0_29
PORCIÚNCULA, M. Letramento Multimídia Estatístico - LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Appris, 2022.
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Conhecimentos docentes para ensinar Estatística: olhar do professor sobre os estudantes e as estratégias pedagógicas. Zetetiké, Campinas, v. 29, 2021, p. 1-25 – e021003, mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661814
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Formação colaborativa de professores: a afetividade como parte dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística. Revemat, Florianopolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat, p. 01-27, jan./dez., 2022, p. 1-27. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82038.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Traduzido e publicado com autorização. Tradução de Leda Beck e Revisão técnica de Paula Louzano. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293
WATSON, J. M.; CALLINGHAM, R. A.; DONNE, J. Establishing PCK for teaching statistics. In: BATANERO, C.; BURRILL, G.; READING, C.; ROSSMAN, A. (Eds.), Joint ICMI/IASE Study: Teaching Statistics in School Mathematics. Challenges for Teaching and Teacher Education. Proceedings of the ICMI Study 18 and 2008 IASE Round Table Conference. Monterrey, Mexico: International Commission on Mathematical Instruction and International Association for Statistical Education, 2008, p. 1-6.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.