Dificuldades em Interpretações Matemáticas dos Alunos do Proeja na Resolução de Situações Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17939

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Estágio Curricular Supervisionado., Interpretação Matemática

Resumo

O presente trabalho trata-se de um Relato de Experiência com base no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Licenciatura em Matemática, realizado no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), curso Técnico em Cozinha. As observações foram realizadas entre os meses de março a maio de 2023. Durante as observações, uma das dificuldades percebidas pelos alunos era a interpretação dos enunciados matemáticos nas situações problemas. Nesse sentido, o objetivo deste relato é discutir sobre as dificuldades de interpretação dos alunos em situações problemas matemáticos, na qual buscou-se embasamento teórico na intenção de entender as causas estruturais para essa dificuldade apresentada pelos alunos. Os resultados apontam que tais dificuldades não são momentâneas, pois os alunos, ao longo do seu processo escolar, não têm a percepção da vinculação entre as áreas de Português e Matemática pelo fato da mecanização imposta pelo ensino da Matemática.  Como possíveis soluções, apresenta-se o Método de Polya para a resolução das situações problemas, que se trata de um método composto por quatro fases que pode auxiliar o docente no processo de ensino aprendizagem, também destacamos a importância de um trabalho voltado para a língua matemática associada com a interpretação de textos, articulando as relações entre língua materna e a linguagem matemática.

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Biografia do Autor

Bruna Natieli Kemerich Goulart , Instituto Federal Farroupilha

Aluna do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Mestra em Educação Matemática e Ensino de Ciência pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Docente do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Vanessa de Cassia Pistóia Mariani, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Atualmente é docente do Ensino Básico Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional no mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Educação Profissional e Tecnológica, Memórias e organização da EPT e Currículo Integrado.

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Publicado

21-11-2023

Como Citar

Goulart , B. N. K., Silva, D. F. da, & Mariani, V. de C. P. (2023). Dificuldades em Interpretações Matemáticas dos Alunos do Proeja na Resolução de Situações Problemas. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202319. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17939

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo