O que pensam os professores de Matemática sobre o livro didático: do processo de escolha à utilização como recurso didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14757

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Matemática. Livro didático

Resumo

O livro didático é um dos recursos pedagógicos mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar brasileiro, inclusive tendo um programa específico instituído por meio de política pública há mais de vinte anos: o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Nesse campo de disputa, estão os professores da Educação Básica que fazem parte do processo de escolha do material que chega (ou deveria chegar) nas escolas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos professores de Matemática sobre o processo de escolha do livro didático e a sua utilização em sala de aula, inclusive durante o ensino remoto, modalidade motivada e condicionada no país por causa da crise pandêmica. Para tanto, essa pesquisa com característica qualitativa descritiva (GIL, 2002), utilizou para coleta de dados questionários que foram aplicados a um grupo de 21 professores de Matemática das redes estadual e municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, atuantes na Educação Básica. Os resultados mostram que os professores se reconhecem como agentes essenciais no processo de escolha do material didático, assumindo essa responsabilidade e requerendo maior espaço e liberdade nessa seleção, pois o livro didático ainda é um recurso muito utilizado pelos docentes.

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Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Silva, Instituto Federal Farroupilha

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja (IFFar). Doutor em Educação.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

Silva, D. F. da. (2022). O que pensam os professores de Matemática sobre o livro didático: do processo de escolha à utilização como recurso didático. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202205. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14757