A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil

Experiências que dinamizam o currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15673

Palavras-chave:

Educação Matemática. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Os conteúdos de Probabilidade e Estatística, intitulados “Tratamento da Informação”, aparecem pela primeira vez no Brasil em 1997 com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em 2017, foram reafirmados como Unidade Temática “Probabilidade e Estatística” na edição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Esses documentos apontam que todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados, bem como entender que nem todos os fenômenos são determinísticos e que pode haver eventos certos, impossíveis, improváveis ​​e prováveis, ​​a fim de usar esses conceitos em diferentes contextos diários, na tomada de decisões e em situações de incerteza. Assim, o objetivo desta contribuição é apresentar, por meio de documentos, a trajetória histórica que situa a questão curricular em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil, da BNCC no que diz respeito aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano - crianças entre 6 e 10 anos) e depois, seguindo o documento referente a esses conteúdos, trilhando caminhos ("por quê", "o quê" e "como"), podemos dinamizar o currículo prescrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte/MG

Possui Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Amparo (1999); Normal Superior pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2004); Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras (2011); Especialização em Matemática para Professores da quinta a oitava séries do Ensino Fundamental pelo Imecc/Unicamp (2006); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009); e Doutorado em Educação, linha de pesquisa Ensino e Práticas Culturais, pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Durante o doutoramento, realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrando o grupo de Educação Matemática e o Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre), onde coordena a linha de Educação Matemática. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística, atuando principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Sandra Gonçalves Vila Bôas, Universidade de Uberaba

Universidade de Uberaba. Doutorado em Educação Matemática.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPOS, Sandra G. V. B. Sentido de número e estatística: uma investigação com crianças do 1º ano do ciclo de alfabetização. 2017. 152 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.

CAZORLA, Irene; UTSUMI, Mirian C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, Irene; SANTANA, Eurinalva. (Org.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

CAZORLA, Irene et al. (Orgs.). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental [livro eletrônico]. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.

CONTI, Keli C. Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, 2015. 301f.

LUVISON, Cidineia C.; SANTOS, Cleane A. “Nunca vai cair o número 1 porque não tem o 0 no dado”: jogo, linguagem e resolução de problemas possibilitando a aprendizagem matemática. In: NACARATO, Adair M.; GRANDO, Regina C. (Orgs). Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando suas Experiências. 1. ed Campinas: Mercado de Letras, 2013.

MENDES, Viviane. C. Interfaces entre Investigação Estatística e Competências Estatísticas: um estudo com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente Para Educação Básica) - Universidade de Uberaba – Uniube, Uberlândia, 2020.

PEREIRA, Eduardo L.; CONTI, Keli C.; CARVALHO, Dione L. Comemorando aniversários e trabalhando com Estatística no 3º ano do Ensino Fundamental. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SANTOS, Jaqueline A. F. L. As diferentes concepções e interpretações probabilísticas de alunos do ensino fundamental: Analisando tarefas de Estocástica. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

SOUZA, Antônio Carlos; LOPES, Celi E.; OLIVEIRA, Débora. A análise exploratória de dados na infância: uma conexão entre a Educação Estatística e a Literatura Infantil. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (Org.) Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

WATSON, J. M. Statistical literacy at school: Growth and goals. Mahwah-NJ: Lawrence Erlbaum, 2006.

Publicado

19-12-2022

Como Citar

Conti, K. C., & Vila Bôas, S. G. (2022). A Educação Estatística e Probabilística nos Anos Iniciais no Brasil: Experiências que dinamizam o currículo. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202219. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15673

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS