A produção do feminino no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18516

Palavras-chave:

Educação, Mulheres, Formação para o Trabalho

Resumo

O presente artigo aborda a produção do feminino no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), analisando a construção da feminilidade em um espaço ocupado historicamente pelo masculino. Trata-se de uma pesquisa documental e empírica, de viés qualitativo, cujo percurso se deu pela exploração de dados históricos que apresentam fatos da presença, do trabalho e da educação de mulheres na EPT, comparados a dados empíricos atuais (edição 2013), extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). Os resultados da pesquisa evidenciam que as mulheres, sobretudo as mais pobres, vulneráveis, estão, dentro da estrutura de formação profissional, ainda nos dias atuais, voltadas para as áreas do cuidado, mais especificamente no Eixo Desenvolvimento Educacional e Social. A maior concentração feminina é nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o que pode ser justificado por abarcar mulheres responsáveis pela família, beneficiárias de Programas Federais de Transferência de Renda, e trabalhadores beneficiários do Programa Seguro-Desemprego.

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Biografia do Autor

Marcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP). Estágio Pós-Doutoral em andamento (UFSM). Professora Associada (IFSUL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu – IFSul). Membro da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisa sobre Educação Profissional e Tecnológica (ReGEPT). Líder GP-Discurso Pedagógico (IFSul). Membro GP – Kairós (UFSM).

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Estágio Pós-Doutoral (UFPel). Professora Titular (UFSM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – UFSM). Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPQ). Membro da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisa sobre Educação Profissional e Tecnológica (ReGEPT). Líder do GP – Kairós (UFSM).

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

ROSTAS, M. H. S. G.; FERREIRA, L. S. A produção do feminino no ambiente da Educação Profissional e Tecnológica. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18516. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18516. Acesso em: 29 abr. 2024.

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