Diretrizes para autores

Condições para submissão

            Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser original, inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Se o artigo estiver sendo enviado para um dossiê, os autores devem mencionar na submissão, no campo “Comentários ao Editor”, o nome do dossiê.
  • Pelo menos um dos autores deve possuir titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-Graduação, desde que acompanhados de seus orientadores.
  • Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulações, URL do Currículo Lattes, ORCID, afiliação institucional e resumo da biografia nos devidos campos.
  •  

Critérios de autoria

            A seguir são descritas ações que podem ser creditadas aos autores, tendo como base o CRediT Authors e o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE):

  • Conceitualização (idealização do estudo, definição de perguntas e objetivos);
  • Metodologia (delineamento metodológico da pesquisa);
  • Gerenciamento de dados (gestão de dados e metadados, manutenção de dados para uso inicial e posterior);
  • Coleta de dados (execução de experimentos e aplicação de procedimentos de coleta de dados, como formulários/entrevistas, por exemplo);
  • Análise estatística (realização do delineamento estatístico);
  • Análise de dados (interpretação dos resultados e atribuição de significado a partir de quadros teóricos pré-determinados);
  • Captação de financiamento (busca de recursos financeiros);
  • Administração do projeto (orientação, supervisão ou coordenação);
  • Recursos (disponibilização de materiais, equipamentos e softwares);
  • Software (programação, desenvolvimento de software; projeto de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes);
  • Validação (responsabilidade pela avaliação da capacidade de reprodutibilidade da pesquisa);
  • Preparação visual dos dados (organização visual, elaboração de tabelas, quadros e outros elementos gráficos);
  • Escrita (redação do manuscrito original);
  • Revisão (revisão crítica do manuscrito original e aprovação da versão a ser submetida).

No entanto, algumas dessas ações são obrigatórias para que um indivíduo obtenha o crédito de autor. Neste sentido, para ser considerado como tal é preciso ter realizado, pelo menos, uma das ações a seguir:

  • Conceitualização (idealização do estudo, definição de perguntas e objetivos);
  • Análise de dados (interpretação dos resultados e atribuição de significado a partir de quadros teóricos pré-determinados);
  • Metodologia (delineamento metodológico da pesquisa);
  • Administração do projeto (orientação, supervisão ou coordenação);
  • Escrita (redação do manuscrito original);
  • Revisão (revisão crítica do manuscrito original e aprovação da versão a ser submetida).

Essas informações devem estar presentes no item “Declaração de Autoria”, no documento Folha de Rosto.

 

Contribuições para agradecimento:

Pessoas ou instituições que tenham apoiado e colaborado para a realização da pesquisa, mas não atendem aos critérios de autoria, podem e devem ser agradecidas em campo específico no item “Declaração de Autoria”, no documento Folha de Rosto.

Contribuições de IA:

Informamos que a equipe editorial da PLURAIS não reconhece IA (Inteligência Artificial) como autoria de manuscritos. Entendemos que tal tecnologia pode contribuir em etapas específicas do processo de uma pesquisa/estudo, no entanto, todo e qualquer uso de IA durante os processos de criação e elaboração do manuscrito deve ser descrito pelos autores, no documento de Declaração de Autoria e Originalidade, sendo cada caso passível de análise. Os autores devem se responsabilizar pela veracidade do conteúdo da publicação e da sua relação com o uso de IA.

Ao declararem o “uso” ou “ausência do uso” de IA na elaboração da pesquisa/manuscrito, os autores devem descrever com detalhes se houve, ou não, contribuição desta tecnologia em cada uma das etapas listadas a seguir:

  • Concepção: Descrever como foi o processo de utilização de IA durante a conceitualização do estudo, em caso afirmativo.
  • Delineamento metodológico: Descrever se houve utilização de IA no processo metodológico.
  • Dados: Descrever se houve utilização de IA durante a coleta e/ou interpretação dos dados.
  • Elaboração do manuscrito: Descrever qual foi a etapa e como foi o uso, em casos de utilização de IA, durante o processo de elaboração do manuscrito (redação, revisão, tradução, etc.).
  • Em caso de utilização de IA: Descrever qual foi o tipo de Inteligência Artificial usada (AI ou AI-assisted technology) e qual foi o motivo do uso.

Direitos autorais

            Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores, com gestão da Plurais Revista Multidisciplinar. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor, ouvido pelo Comitê Editorial Científico.

Princípios éticos para autores

  • Participação: não aceitar compor a autoria de um artigo para o qual não contribuiu substancialmente em sua concepção, design, coleta de dados, análise, interpretação de dados, redação/elaboração, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão para submissão e publicação;
  • Comunicação: comunicar à equipe editorial qualquer incongruência, desde omissão/ocultação de autoria, até detalhes do manuscrito;
  • Originalidade: os autores devem garantir que seus trabalhos sejam originais em sua totalidade e que o conteúdo essencial do manuscrito não tenha sido publicado previamente;
  • Citação: os autores devem garantir que qualquer ideia não-própria presente em seus artigos esteja devidamente citada e referenciada, uma vez que o contrário caracteriza plágio, uma prática inaceitável;
  • Verossimilhança: os autores devem garantir que as informações incluídas no corpo do texto são verdadeiras;
  • Padrão de relato: pesquisas devem ter seus passos minuciosamente descritos para viabilizar sua replicação;
  • Publicação única: o autor deve garantir que o manuscrito a ser publicado não está em processo ativo de publicação em outros periódicos;
  • Transparência: divulgar possíveis conflitos de interesses financeiro ou material;
  • Notificação: notificar a equipe editorial quando encontrar erros significativos/imprecisões em sua obra ainda no processo de editoração ou após sua publicação.

Arquivos

         

Template, declarações e autorizações em Português: Download AQUI.

Template, declarations and authorizations in Portuguese: Download HERE.

Plantilla, declaraciones y autorizaciones en portugués: Descargar AQUÍ.

 

Documentos a serem enviados no momento da submissão:

  1. Manuscrito Sem Identificação

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”, deve estar formatado de acordo com as normas de submissão e no template da revista.

Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituída por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.

  1. Folha de Rosto

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”.

  1. Declaração de Originalidade

Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo.

Documentos a serem enviados após recebimento de carta de aceite (após aprovação dos avaliadores):

  1. Termo de Autorização de Uso de Voz e Imagem

Esse documento deve ser enviado em formato PDF. É um documento individual, portanto, caso o artigo apresente mais de um autor, deve ser enviada quantidade correspondente ao número de autores, todos com seus respectivos dados pessoais e devidamente assinados.

  1. Vídeo para divulgação

Deve ser enviado por meio de link que direcione para a plataforma Google Drive, fornecendo a permissão de editor e permissão para download. O vídeo deve ser gravado na horizontal e ter entre 2 e 10 minutos, não sendo inferior e nem ultrapassando esse tempo.

Obs.: O conteúdo do vídeo deve ser exclusivamente sobre o conteúdo do artigo.

  1. Manuscrito aceito (revisado)

Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores. As alterações devem estar destacadas em amarelo.

 

  1. Carta de alterações

Nesse documento, os autores devem apontar como procederam para incorporar cada uma das considerações dos avaliadores; ou justificar a não adequação.

 

Normas de submissão

A equipe editorial da Plurais preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download e a impressão antes de continuar a leitura desta seção, já que se trata de ferramenta a ser utilizada durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.

Os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem a submissão em nossa revista. Depois, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões Online, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.

Em seguida, selecionar o idioma de submissão, ou seja, o idioma no qual o manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção à qual deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.

O(s) autor(es) deve(m), então, adicionar os arquivos a serem enviados, certificando-se de que o manuscrito tenha seguido as seguintes instruções:

  • Preparação do manuscrito

Após o cadastro, o autor deverá realizar o download do Template da revista

Template, declarações e autorizações em Português: Download AQUI.

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Título

Deve estar presente nos idiomas português, espanhol e inglês.

Nome do(s) autor(es)

Deve constar conforme o(s) autor(es) desejam que seja publicado.

Afiliação institucional

Instituição (SIGLA), Cidade – Estado (SIGLA) – País. Resumo sobre o autor (CARGO E DEPARTAMENTO). URL do ORCID. E-mail.

Resumo

O texto do resumo deve estar formatado da seguinte forma: (I) Fonte Times New Roman; (II) Tamanho 12pts; (III) Alinhamento justificado; (IV) Espaçamento entre linhas simples e sem recuos; (V) Até 150 palavras.

Palavras-chave

Use até 05 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto. Devem ser padronizadas de acordo com os tesauros: Thesaurus Brasileiro de Educação, no Thesaurus de Educação da Unesco (IBE Education Thesaurus) ou Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos.

Resumen

El texto del resumen debe tener el siguiente formato: (Y) Fuente Times New Roman; (II) Tamaño 12pts; (III) Alineación justificada; (IV) Interlineado simple sin sangría; (V) Hasta 150 palabras.

Palabras-clave

Utilice hasta 05 (cinco) palabras clave, separándolas con punto final.

Abstract

The text of the abstract must be structured as follows: (I) Times New Roman font; (II) Size 12pts; (III) Justified alignment; (IV) Simple spacing between lines; (V) Maximum of 150 words.

Keywords

Use up to 05 (five) keywords, separating them with a dot.

Introdução

Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.

Citações

Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018).

- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página.

- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página.

Figuras

As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda.

Tabelas

As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela.

Quadros

Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela.

Referências

Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018;

As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.

 

Os documentos a serem anexados são:

1) Manuscrito sem identificação;

2) Folha de Rosto;

3) Declaração de Autoria e Originalidade;

            Uma vez enviados os arquivos, o próximo passo é inserir os metadados do artigo e dos autores, cadastrando o título e subtítulo do artigo, bem como seu resumo nos três idiomas; dados do(s) autor(es), incluindo resumo da biografia e links do lattes e ORCID; cadastro de palavras-chave também nos três idiomas e inclusão de referências bibliográficas. Após a verificação de todo o conteúdo preenchido, o(s) autor(es) deve(m) confirmar o processo, clicando em “Finalizar Submissão”.

Obs.:  As seguintes precauções devem ser tomadas pelos autores ao submeterem um manuscrito:

- Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções, no Mac) > Opções de Segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

- Em PDFs, também remover o nome dos autores das Propriedades do Documento, em Arquivo, no menu principal do Adobe Acrobat.

- Devem ser excluídas do texto todas as informações que identifiquem a autoria do trabalho. O nome dos autores deve ser substituído por “AUTOR”. Se houver autocitações, substituir por “(AUTOR, ANO)” e nas referências incluir como: “Autor. Ano.”. Também devem ser removidas informações como: nomes de grupos de pesquisa e nome das instituições. Substituir estas informações pela expressão: “[eliminado para efeitos de revisão por pares]”.      

Versões do manuscrito

  • Manuscrito original do autor: qualquer versão anterior à submissão.
  • Manuscrito submetido pelo autor: versão submetida para ser considerada para publicação. Este documento deve estar sem identificação, pois será enviado para avaliação por pares.
  • Manuscrito ressubmetido: manuscrito revisado pelos autores após a avaliação por pares e enviado novamente para avaliação.
  • Manuscrito aceito: versão aceita para publicação a ser enviada para edição de texto. Já é uma versão revisada pelos autores. As informações que foram eliminadas para efeitos de avaliação por pares devem ser inseridas novamente nesta versão.
  • Prova: versão do manuscrito que passou pela edição de texto (revisão, tradução, formatação e normalização) e é disponibilizada para os autores para verificação e aprovação para publicação.
  • Manuscrito publicado: versão publicada do manuscrito no site da revista.

As versões “manuscrito submetido pelo autor”, “manuscrito ressubmetido”, “manuscrito aceito” e “prova” são confidenciais e, em hipótese alguma, poderão ser compartilhadas com terceiros. Estas versões deverão permanecer de acesso apenas para os envolvidos diretamente no fluxo editorial: editores, autores e, quando necessário, avaliadores.

 

Norma ABNT

 

Introdução

Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.

 

Citações

Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023.

- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. Exemplo: Segundo Sobrenome (ANO, p. 00-00) “[...] x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x”.

- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. Exemplo:

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x xx x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x (SOBRENOME, ANO, p. 00-00).

 

 

Figuras

As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. Exemplo:

 

Tabelas

As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:

 

Tabelas

 

Quadros

Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:

 

REFERÊNCIAS

(Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023)

As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.

 

Exemplo de referências

 

 Livro

BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. Diversidade sexual e de gênero na academia. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022.

 

E-book

CASAGRANDE, E. E.; BUENO, G. W.; SANTOS, D. F. L.; MACHADO, L. (org.). Empreendedorismo na prática: Conexões entre ciência, mercado e sociedade. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. E-book.

 

Capítulo de livro

SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, T. V.; BIZELLI, J. L. Gestão educativa e tecnologias digitais. In: BIZELLI, J. L.; BIZELLI, T. V.; SANTOS CRUZ, J. A. (org.). Educação Escolar em Ibero-América: 15 anos de trajetória. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2021.

 

Artigo de periódico

 MENEZES-RODRIGUES, F. S.; ERRANTE, P. R.; LIMA, R. Y.; DO CARMO, A. de O.; SILVA, E. F.; GEHRKE, F.; CARVALHO, D. S.; TIKAZAWA, E. H.; FERRAZ, R. R. N.; CARICATI-NETO, A.; TAHA, M. O. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (mapb) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340–353, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11660. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660. Acesso em: 14 mar. 2023.

 

Evento

CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L.; VARGAS, T. C.; SILVA, C. B. Inovação e conhecimento na educação: formando atores para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-12.

 

Tese, Dissertação e Monografia

SANTOS CRUZ, J. C. Gestão do conhecimento e gestão editorial: Qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação. Orientador: José Luís Bizelli. 2020. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2020.

 

Autor institucional, legislação e jurisprudência

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccovil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP. Leis 10.927/91 e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinqüenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do Estado de São Paulo S/A – BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora: Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006.