Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Plurais - Revista Multidisciplinar, a partir de 2016, passa a ser assumida pelo Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia – GESTEC UNEB. Assim, conta com expressiva participação de pesquisadores de Programas stricto sensu e publica artigos da Área de Educação.

Organizada em Dossiê Temático, quadrimestralmente, são publicados textos que discutem conteúdos de pesquisa na Área, tendo participação de autores brasileiros e estrangeiros. A submissão de textos é de fluxo contínuo e busca fomentar a socialização das experiências na Educação em todo país. No limite de três autores, no mínimo um deles deve ter o título de Mestre ou Doutor.

A Plurais conta com apoio e fomento institucional, a exemplo do Edital N° 032/2019, normatizado pela Resolução CONSU N° 1320/2018 que autoriza a criação e o funcionamento do Programa Interno de Apoio a Editoração e Publicação de Periódicos Científicos da UNEB - PROEP PÓS.

Esta revista não cobra, dos autores, taxas de processamento de textos (APCs) e nem de submissões de artigos (submission charges).

Plurais - Revista Multidisciplinar vem publicando, em média, 20 artigos por ano e, a partir de 2019, está estimada a publicação de 35 artigos/ano. 
 

NORMATIZAÇÃO

Todos os textos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER; gravados em extensão RTF (Rich Text Format), no limite de 2MB, com metadados devidamente preenchidos. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão.

Os artigos deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, destacando-se as seguintes recomendações.

1. Apresentar Resumo [Português], Abstract [inglês] e Resumen [espanhol], com 300-500 palavras; e três a cinco Palavras-chave, Palabras Clave, Keywords. O título do artigo também deve ser informado nestes três idiomas.

2. Ilustrações, tabelas, quadros e figuras (gráficos, desenhos, fotografias etc.) devem ser inseridos diretamente no texto nas extensões .tif ou .jpg: numeradas, tituladas, com indicação das fontes. A resolução das imagens deve ser, no mínimo, de 250 pixels.

3. Citações, Referências, Notas de Rodapé, etc.: devem seguir as normas ABNT (NBR 15469:2015) para artigos: as citações bibliográficas ou de website, inseridas no próprio texto, devem vir entre aspas ou em parágrafo com recuo e sem aspas, remetendo ao autor.

4. Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (a, b...).

5. Quando o autor faz parte do texto, este deve aparecer em letra cursiva. Exemplo: De acordo com Freire (ano, p.)...

6. Quando o autor não faz parte do texto, este deve aparecer ao final do parágrafo, entre parênteses e em letra maiúscula. Exemplo: A pedagogia das minorias está à disposição de todos (FREIRE, 1982, p. 35).

7. Notas de Rodapé: devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no rodapé da página.

O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade dos autores, e sua redação deve estar em conformidade com a gramática e a ortografia da língua portuguesa. A obra deverá ser original e de caráter inédito.

Os autores só poderão publicar, no máximo, um artigo por ano. Os artigos que não cumprirem as normas, aqui, estabelecidas, serão devolvidos com as devidas explicações e/ou recomendações. Cada autor deve, obrigatoriamente, informar seu ORCID no preenchimento dos metadados.

 

A Revista Plurais recebe três modalidades de artigos a serem enviados pelo sistema online: 

Textos Encomendados

  • Artigos escritos por pesquisadores que discutam a temática do Dossiê, resultantes de estudos e pesquisas originais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão: 15-25 páginas, incluindo as Referências; alinhamento justificado; fonte Arial 12, espaço 1,5. Para as citações destacadas: parágrafo 6pt acima e abaixo, espaço simples. Margem 2,5 para tudo.

Textos Submetidos

  • Artigos enviados por profissionais de Educação - mestres e/ou doutores -, podendo contar com a participação de orientandos: 15-20 páginas, incluindo as Referências; alinhamento justificado; fonte Arial 12, espaço 1,5. Para as citações destacadas: parágrafo 6pt acima e abaixo, espaço simples. Margem 2,5 para tudo.

Projetos/Propostas de Intervenção e Relatos de Pesquisa

Projetos de pesquisa qualificados e desenvolvidos por meio da metodologia intervencionista: texto em coautoria com orientador/a e com resultados da pesquisa: 10-12 páginas, incluindo as Referências; alinhamento justificado; fonte Arial 12, espaço 1,5. Para as citações destacadas: parágrafo 6pt acima e abaixo, espaço simples. Margem 2,5 para tudo

Processo de Avaliação pelos Pares

A Plurais - Revista Multidisciplinar utiliza um sistema de avaliação duplo cego (double blind peer review), por pareceristas ad hoc, priorizando convidados externos à UNEB e de diversas instituições nacionais e internacionais, especialista na temática do artigo em avaliação. A participação de autores alheios à instituição editora, busca evitar a endogenia.

Os pareceres têm como finalidade atestar a qualidade científica dos textos para fins de publicação e são apresentados de acordo com três categorias:

(a) Publicável sem restrições;

(b) Publicável com restrições e sugestões de modificações, sujeitas a novo parecer;

(c) Não publicável.

Os textos com parecer (b) ou (c) devem ser modificados de acordo com as sugestões do parecerista ad hoc, no prazo definido pelo Editor Executivo, em comum acordo com o(s) autor(es).

As modificações introduzidas no texto, com o parecer (b) deverão ser colocadas em vermelho, para efeito de verificação pelo Editor Executivo.

Após a revisão gramatical do texto, a correção das referências e a revisão dos resumos em língua estrangeira, o(s) autor(es) poderão receber o artigo para ciência e revisão final, tendo a oportunidade de introduzir eventuais correções de pequenos detalhes que não alterem o teor da escrita.

O prazo para resposta entre submissão e resposta da avaliação é em média  120 dias.

Periodicidade

A Plurais é publicada quadrimestralmente nos meses de Abril, Agosto e Dezembro.

Política de Acesso Livre

A Plurais - Revista Multidisciplinar utiliza a permissão CC Atribuição 4.0

http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

que permite:

Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.  Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Revista Plurais conta com apoio e fomento institucional, a exemplo do Edital N° 032/2019, normatizado pela Resolução CONSU N° 1320/2018 que autoriza a criação e o funcionamento do Programa Interno de Apoio a Editoração e Publicação de Periódicos Científicos da UNEB - PROEP PÓS.

Histórico do periódico

Plurais - Revista Multidisciplinar, a partir de 2016, passa a ser assumida pelo Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia – GESTEC UNEB. Conta com expressiva participação de Programas stricto sensu na modalidade Profissional de pesquisa, reunindo estudiosos da Área de Educação, com o intuito de promover a difusão e a divulgação do conhecimento nessa Área.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens a seguir: as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Os autores devem informar o ORCID ao preencher os metadados, no Sistema da Revista.

Os artigos deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, destacando-se as seguintes recomendações:

  1. Formato do arquivo: todos os textos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER; e devem estar gravados em extensão RTF (Rich Text Format), no limite de 2MB, com metadados devidamente preenchidos.
  2. Formatação dos textos, incluindo Referências:
  • Textos encomendados/Dossiê Temático: artigos escritos por pesquisadores que discutam a temática do Dossiê, resultantes de estudos e pesquisas originais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão: 15-25 páginas, incluindo as Referências; alinhamento justificado; fonte Arial 12, espaço 1,5. Para as citações destacadas: parágrafo 6pt acima e abaixo, espaço simples. Margem 2,5 para tudo.
  • Textos submetidos

A. Projetos/Propostas de Intervenção: trabalhos de pesquisa desenvolvidos por meio da metodologia intervencionista - 10-15 páginas, alinhamento justificado; fonte Arial tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços entre parágrafos; sem recuo de parágrafo.
B. Resumos Expandidos de Anteprojeto de Pesquisa (em andamento) – 05-10 páginas, alinhamento justificado; fonte Arial tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5, sem espaços entre parágrafos; sem recuo de parágrafo.

  1. Os textos devem ser originais, e apresentar Resumo/Palavras-Chave; Resumen/Palabras Clave e Abstract/Keywords. O título do artigo também deve ser informado nestes três idiomas
  • Referências: devem vir após a parte final do artigo, em ordem alfabética. A lista dos autores e das publicações deve seguir a NBR 15469:2015, contendo, exclusivamente, autores e textos citados no trabalho.
  • Ilustrações, tabelas, quadros e figuras (gráficos, desenhos, fotografias etc.) devem ser inseridos diretamente no texto nas extensões .tif ou .jpg: numeradas, tituladas, com indicação das fontes. A resolução das imagens deve ser, no mínimo, de 250 pixels.
  • Citações, Referências, Notas de Rodapé, etc.: devem seguir as normas ABNT (NBR 15469:2015) para artigos: as citações bibliográficas ou de website, inseridas no próprio texto, devem vir entre aspas ou em parágrafo com recuo e sem aspas, remetendo ao autor.
  • Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (a, b).
  • Quando o autor faz parte do texto, este deve aparecer em letra cursiva. Exemplo: De acordo com Freire (ano, p)...
  • Quando o autor não faz parte do texto, este deve aparecer ao final do parágrafo, entre parênteses e em letra maiúscula. Exemplo: A pedagogia das minorias está à disposição de todos (FREIRE, 1982, p. 35).
  • Notas de Rodapé: devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no rodapé da página.

O conteúdo dos textos é de inteira responsabilidade dos autores, e sua redação deve estar em conformidade com a gramática e a ortografia da língua portuguesa. A obra deverá ser original e de caráter inédito.

Os autores só poderão publicar, no máximo, um artigo por ano. Os artigos que não cumprirem as normas, aqui, estabelecidas, serão devolvidos com as devidas explicações e/ou recomendações.

 

Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin

Os textos, com no máximo três autores, pelo menos um mestre ou doutor, serão submetidos ao Conselho Editorial da Revista para apreciação.