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Chamada para Publicação: v6, n3 (2021) - Gestão da Educação a Distância

O contexto de pandemia, que se impõe desde o ano de 2020, nos convoca a pensar sobre as contribuições da Gestão da Educação a Distância (EaD) para a superação das dificuldades impostas, e para a construção de um novo caminho para a educação denominada híbrida, on-line ou digital. A EaD já estava presente no contexto universitário e, mesmo antes da pandemia, diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) já difundiam e incorporavam essa modalidade por meio dos processos formais de regulamentações e como uma prática permanente, o que permitiu, de forma sistemática, a determinação e explicitação de papeis e dinâmicas no trabalho acadêmico interno. É necessário, então, assumir perspectivas que considerem a educação digital em rede, nas relações que se estabelecem e se coadunam no território físico e virtual. Para gerir as ofertas EaD é preciso levar em consideração dois aspectos igualmente importantes: as especificidades dessa modalidade de ensino e a qualidade das ofertas, o que demanda constante superação de desafios e busca pela inovação de práticas pedagógicas e de gestão. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que os artigos submetidos apresentem reflexões sobre a modalidade de Educação a Distância; sua relevância no atual contexto; discussões sobre as inovações da gestão; experiências curriculares... de modo a situar as mudanças em curso e os desafios para assegurar a qualidade nessa modalidade.

Submissão de textos até 10 de Outubro de 2021.

Organizadoras: Profa. Dra. Tânia Moura Benevides (UFBA) e Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel (UNICENTRO)

 

Convocatoria: v6, n3 (2021) - Gestión de la Educación a Distancia

El contexto de la pandemia, que se impone desde 2020, nos invita a pensar en los aportes de la Gestión de la Educación a Distancia (EaD) para superar las dificultades impuestas, y construir un nuevo camino para la llamada educación híbrida, online o digital. La EaD ya estaba presente en el contexto universitario y, incluso antes de la pandemia, diferentes Instituciones de Educación Superior (IES) ya estaban difundiendo e incorporando esta modalidad a través de procesos regulatorios formales y como una práctica permanente, lo que permitió, de manera sistemática, la determinación y explicación de roles y dinámicas en el trabajo académico interno. Es necesario, entonces, asumir perspectivas que consideren la educación digital en red, en las relaciones que se establecen y armonizan en el territorio físico y virtual. Para gestionar las ofertas EaD es necesario tener en cuenta dos aspectos igualmente importantes: las especificidades de este tipo de docencia y la calidad de las ofertas, que exigen la superación constante de retos y la búsqueda de la innovación en las prácticas pedagógicas y de gestión. Por ello, es importante, en este número de la Revista Plurais, que los artículos enviados presenten reflexiones sobre la modalidad de la Educación a Distancia; su pertinencia en el contexto actual; debates sobre las innovaciones en materia de gestión; experiencias curriculares... con el fin de situar los cambios y desafíos en curso para garantizar la calidad en esta modalidad.

Envío de textos hasta el 10 de octubre de 2021.

Organizadoras: Profa. Dra. Tânia Moura Benevides (UFBA) y Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel (UNICENTRO).

 

Call for papers submission: v6, n3 (2021) - Distance Learning Management 

The pandemic context, imposed since 2020, calls upon us to think about the contributions of Distance Learning Management (EaD) towards overcoming the inflicted difficulties, and on to a new path for the so-called hibrid education - on-line or digital. Ead was already present in a university setting and, before the pandemic, different University Education Institutions (IES) were already diffusing and incorporating this modality through formal regulation and as a permanent practice, which allowed, systematically, the determination and explanation of papers and dynamics in internal academic work. Therefore, it’s necessary to take on perspectives that consider network digital education in relationships that are established and fit together on territory l, both physical and virtual. To manage EaD proposals it’s necessary to regard two equally important aspects: the specificities of this learning modality and the quality of the proposal, which demands constant overcoming of challenges and pursuance for innovative pedagogical practices and management. Thus, it becomes relevant, on this number of Revista Plurais, that the submitted articles bring forward reflexion about the modality of Distance Learning; its relevance on the current context; discussions about management innovations; curriculum experiences…so as to place the ongoing changes and the challenges to secure the quality in this modality.

Submission of texts until October 10th, 2021.

Organizers: Prof. Dr. Tânia Moura Benevides (UFBA) and Prof. Dr. Maria Aparecida Crissi Knuppel (UNICENTRO).

  • Chamada para Publicação: vol. 6, n° 2 (2021) – Ensino de Física

    2021-04-26

    A Revista Plurais abre chamada para o Dossiê Ensino de Física, uma área que vem se dedicando, desde a década de 1960, no Brasil e no mundo, a estudos relacionados à didática, à aprendizagem, ao currículo, ao contexto educativo e à formação de professores. Os resultados destes têm sido evidenciados em reflexões e formulações teóricas, produções educacionais e rupturas paradigmáticas, bem como intensificados nas relações entre os saberes e os sujeitos. O campo é plural e perpassa abordagens em temas científicos e sua didática; estudos históricos e epistemológicos; relações psicológicas da aprendizagem; materiais e tecnologias digitais aplicadas ao ensino; metodologias ativas; experimentação e investigação; resolução de problemas e conceitualização; currículo; avaliação; abordagens ciência-tecnologia-sociedade; alfabetização, letramento e divulgação científica; ensino em espaços não formais; educação do campo, indígena ou quilombola; políticas públicas; formação de professores; estudos comparados; inclusão; subjetividades: relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade; tendências e inovações etc. Também serão bem-vindas, entre outras, descrições decorrentes de aplicações educacionais, abrangendo: sequências didáticas; materiais instrucionais; aplicativos computacionais e outras tecnologias digitais; roteiros experimentais; guias e caderno; além de avaliações aplicadas em escala.

    A submissão de textos para este Dossiê está aberta até 20 de junho de 2021.

    Organizadores: Prof. Dr. Marcello Ferreira (UnB) e Prof. Dr. Olavo Leopoldino da Silva Filho (UnB).

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  • Chamada para Publicação: vol. 6, n° 1 (2021) - Educação para Jovens e Adultos em Privação de Liberdade

    2020-09-07

    A Educação é um direito constitucional a ser garantido para todas as populações e em diferentes condições e espaços educativos. A educação para privados de liberdade é necessária para garantir este direito para pessoas que estão na condição de apenas um direito suspenso – o de ir e vir. Os demais direitos constitucionais têm que ser garantidos. Considerando a larga produção científica e acadêmica a este respeito – nacional e internacional -, a Plurais Revista Multidisciplinar abre chamada para o Dossiê Educação para jovens e adultos em privação de liberdade. Espera-se receber produções textuais que versem sobre diferentes processos educativos na Socioeducação e na Educação em Prisões, discutindo: Políticas Públicas na área da Execução Penal; Gestão do Currículo da EJA; Educação em Prisões e suas interfaces nos diferentes regimes de privação de liberdade. Além disto, diante das recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde, importa problematizar propostas educacionais para o ensino para jovens e adultos no contexto da COVID-19, dentre outros subtemas assumidos em pesquisas realizadas no âmbito da Pós-graduação stricto senso.

    A submissão de textos para este Dossiê está aberta até 03 de janeiro de 2021.

    Organizadoras: Dra. Márcea Sales (UNEB) e Dra. Elenice Onofre (UFSCar)

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 2 (2020) - Educação Matemática

    2020-04-18

    No fluxo de mudanças na sociedade, o papel da educação é sempre questionado e os seus profissionais são instados a se reinventar. A Revista Plurais, acompanhando tais mudanças, compartilha ideias e práticas pedagógicas no âmbito da Educação contemporânea. Assim, assumimos o desafio de refletir sobre importância da Educação Matemática nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, é fundamental pensar possibilidades e potencialidades de alguns temas que podem ser contemplados em artigos a serem submetidos: Aprendizagem da Matemática; Ensino da Matemática; Organização e desenvolvimento curricular em Matemática; Desenvolvimento de Tecnologia para o Ensino da Matemática; Metodologia de Investigação em Educação Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Modelagem Matemática; Estudos do Currículo no ensino e Matemática e Estratégias de Ações Educativas. Serão aceitos artigos e/ou relatos de pesquisa com o objetivo de proporcionar espaços para o diálogo no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, assim, para reconstruir conceitos matemáticos para aulas mais significativas.

    Organizadores: Prof. Dr. André Ricardo Magalhães , Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro

    Submissão de texto: até 20 de julho de 2020

    Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 3 (2020) - Educação e Alfabetização

    2020-04-18

    As investigações psicogenéticas iniciadas por Emilia Ferreiro têm orientado pesquisas sobre processos de aquisição da escrita. Tai estudos reconhecem a escrita como um objeto conceitual, construído socialmente, sobre o qual as crianças pensam, desenvolvem ideias e refletem. Este Dossiê resulta de um esforço coletivo com o propósito de divulgar reflexões teórico-metodológicas no marco da teoria psicogenética. A iniciativa se justifica porque alfabetizar crianças, jovens e adultos, considerando o que já sabem, não é tarefa fácil, mas necessária quando se pensa na formação de sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura. A escrita não é apenas um objeto rudimentar, separado da vida dos sujeitos. Apropriar-se desse bem comum significa apropriar-se de parte importante da cultura, significa pertencer a uma comunidade. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que diferentes artigos apresentem reflexões que possam ampliar discussões sobre as práticas alfabetizadoras, tomando como referência as contribuições psicogenéticas.

    Organizadoras: Profa. Dra. Giovana Cristina Zen (UFBA), Profa. Dra. Ma. Claudia Molinari (UNLP)

    Submissão de textos até 30 de julho de 2020

    Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 1 (2020) - Gestão no Ambiente Educacional

    2019-10-24

    A Revista Plurais abre chamada para o Dossiê Gestão no Ambiente Educacional, a qual tem a competência de assegurar a viabilidade e a exequibilidade de uma formação visando o cumprimento da função social e política do processo de educação. Evidencia, assim, a discussão sobre processos de organização, planejamento, avaliação e controle das diversas atividades integradas e interdependentes à administração educacional e escolar; a adoção de mecanismos, métodos e técnicas de gestão que garantam a eficiência e atendam aos objetivos estabelecidos pela instituição. Os estudos dos processos de gestão no ambiente educacional ratificam, de forma geral, problemáticas vivenciadas pelo gestor concernentes a currículo, ensino, professor e técnico administrativo, aluno, recursos financeiros e materiais, relação com a comunidade, presentes na pauta cotidiana que reivindicam discussões no sentido de possibilitar reflexões e aprimoramento. Nessa perspectiva serão recepcionados artigos que problematizem legislação e marcos regulatórios comprometidos com a avaliação da educação; pesquisa aplicada à gestão da educação; dimensões administrativas e pedagógicas da gestão de diferentes sistemas de ensino.

    Organizadoras: Profa. Dra. Celeste Pacheco e Profa. Dra. Lídia Pimenta

    Submissão de textos até 10 de maio de 2020.

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  • Inclusão de ORCID

    2018-03-30

    Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID - Open Researcher and Contributor ID - como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

    O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin 

    Ao preencher as informações no campo dos metadados, retire o "s" do endereço "https" ficando apenas http://orcid.org/XXX

    Em tempo, convidamos a acessar o sistema e atualizar seu cadastro, principalmente as palavras-chave da sua área de pesquisa. Isso ajudará na recuperação da informação da área e no envio de futuros convites para revisar artigos.

     

    Agradecemos a parceria!

    Equipe Editorial Revista Plurais

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