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  • Chamada para Publicação: vol. 6, n° 1 (2021) - Educação para Jovens e Adultos em Privação de Liberdade

    2020-09-07

    A Educação é um direito constitucional a ser garantido para todas as populações e em diferentes condições e espaços educativos. A educação para privados de liberdade é necessária para garantir este direito para pessoas que estão na condição de apenas um direito suspenso – o de ir e vir. Os demais direitos constitucionais têm que ser garantidos. Considerando a larga produção científica e acadêmica a este respeito – nacional e internacional -, a Plurais Revista Multidisciplinar abre chamada para o Dossiê Educação para jovens e adultos em privação de liberdade. Espera-se receber produções textuais que versem sobre diferentes processos educativos na Socioeducação e na Educação em Prisões, discutindo: Políticas Públicas na área da Execução Penal; Gestão do Currículo da EJA; Educação em Prisões e suas interfaces nos diferentes regimes de privação de liberdade. Além disto, diante das recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde, importa problematizar propostas educacionais para o ensino para jovens e adultos no contexto da COVID-19, dentre outros subtemas assumidos em pesquisas realizadas no âmbito da Pós-graduação stricto senso.

    A submissão de textos para este Dossiê está aberta até 10 de dezembro de 2020.

    Organizadoras: Dra. Márcea Sales (UNEB) e Dra. Elenice Onofre (UFSCar)

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 2 (2020) - Educação Matemática

    2020-04-18

    No fluxo de mudanças na sociedade, o papel da educação é sempre questionado e os seus profissionais são instados a se reinventar. A Revista Plurais, acompanhando tais mudanças, compartilha ideias e práticas pedagógicas no âmbito da Educação contemporânea. Assim, assumimos o desafio de refletir sobre importância da Educação Matemática nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, é fundamental pensar possibilidades e potencialidades de alguns temas que podem ser contemplados em artigos a serem submetidos: Aprendizagem da Matemática; Ensino da Matemática; Organização e desenvolvimento curricular em Matemática; Desenvolvimento de Tecnologia para o Ensino da Matemática; Metodologia de Investigação em Educação Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Modelagem Matemática; Estudos do Currículo no ensino e Matemática e Estratégias de Ações Educativas. Serão aceitos artigos e/ou relatos de pesquisa com o objetivo de proporcionar espaços para o diálogo no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, assim, para reconstruir conceitos matemáticos para aulas mais significativas.

    Organizadores: Prof. Dr. André Ricardo Magalhães , Prof. Dr. Marcus Túlio de Freitas Pinheiro

    Submissão de texto: até 20 de julho de 2020

    Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 3 (2020) - Educação e Alfabetização

    2020-04-18

    As investigações psicogenéticas iniciadas por Emilia Ferreiro têm orientado pesquisas sobre processos de aquisição da escrita. Tai estudos reconhecem a escrita como um objeto conceitual, construído socialmente, sobre o qual as crianças pensam, desenvolvem ideias e refletem. Este Dossiê resulta de um esforço coletivo com o propósito de divulgar reflexões teórico-metodológicas no marco da teoria psicogenética. A iniciativa se justifica porque alfabetizar crianças, jovens e adultos, considerando o que já sabem, não é tarefa fácil, mas necessária quando se pensa na formação de sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura. A escrita não é apenas um objeto rudimentar, separado da vida dos sujeitos. Apropriar-se desse bem comum significa apropriar-se de parte importante da cultura, significa pertencer a uma comunidade. Assim, torna-se importante, neste número da Revista Plurais, que diferentes artigos apresentem reflexões que possam ampliar discussões sobre as práticas alfabetizadoras, tomando como referência as contribuições psicogenéticas.

    Organizadoras: Profa. Dra. Giovana Cristina Zen (UFBA), Profa. Dra. Ma. Claudia Molinari (UNLP)

    Submissão de textos até 30 de julho de 2020

    Call for papers submission/Convocatoria para la presentación de trabajos

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  • Chamada para Publicação: vol. 5, n° 1 (2020) - Gestão no Ambiente Educacional

    2019-10-24

    A Revista Plurais abre chamada para o Dossiê Gestão no Ambiente Educacional, a qual tem a competência de assegurar a viabilidade e a exequibilidade de uma formação visando o cumprimento da função social e política do processo de educação. Evidencia, assim, a discussão sobre processos de organização, planejamento, avaliação e controle das diversas atividades integradas e interdependentes à administração educacional e escolar; a adoção de mecanismos, métodos e técnicas de gestão que garantam a eficiência e atendam aos objetivos estabelecidos pela instituição. Os estudos dos processos de gestão no ambiente educacional ratificam, de forma geral, problemáticas vivenciadas pelo gestor concernentes a currículo, ensino, professor e técnico administrativo, aluno, recursos financeiros e materiais, relação com a comunidade, presentes na pauta cotidiana que reivindicam discussões no sentido de possibilitar reflexões e aprimoramento. Nessa perspectiva serão recepcionados artigos que problematizem legislação e marcos regulatórios comprometidos com a avaliação da educação; pesquisa aplicada à gestão da educação; dimensões administrativas e pedagógicas da gestão de diferentes sistemas de ensino.

    Organizadoras: Profa. Dra. Celeste Pacheco e Profa. Dra. Lídia Pimenta

    Submissão de textos até 10 de maio de 2020.

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  • Inclusão de ORCID

    2018-03-30

    Em 2018, a Plurais Revista Multidisciplinar passa a incluir o uso do ORCID - Open Researcher and Contributor ID - como parte do preenchimento do cadastro em nosso sistema. Ele é um identificador digital único, gratuito e persistente, cujo objetivo é garantir que não ocorra duplicidade ou semelhança de nomes dos pesquisadores, substituindo as variações de nome por um único código numérico. Isso contribui para o reconhecimento e adequada recuperação das pesquisas publicadas e com a correta citação de trabalhos publicados.

    O processo de criação é simples e indutivo. O link para acesso e criação do ORCID é: https://orcid.org/signin 

    Ao preencher as informações no campo dos metadados, retire o "s" do endereço "https" ficando apenas http://orcid.org/XXX

    Em tempo, convidamos a acessar o sistema e atualizar seu cadastro, principalmente as palavras-chave da sua área de pesquisa. Isso ajudará na recuperação da informação da área e no envio de futuros convites para revisar artigos.

     

    Agradecemos a parceria!

    Equipe Editorial Revista Plurais

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