Mulheres na Educação Profissional: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14083

Palavras-chave:

Educação profissional., mulheres, trabalho. cursos subsequentes

Resumo

A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). O objetivo do texto é descrever quem são as mulheres que acessam os cursos subsequentes de uma instituição de Educação Profissional e problematizar ações necessárias para que as mulheres acessem, permaneçam e visualizem inserção no mundo do trabalho. Caracteriza-se como um  estudo qualitativo e exploratório, em que foram realizadas análises documentais e bibliográficas. Os instrumentos de produção de dados foram questionário semiestruturado, diário de campo, grupos focais e entrevistas. Os dados produzidos foram analisados sob o viés de análise de conteúdo, baseados nos seguintes eixos: quem são as mulheres estudantes dos cursos técnicos subsequentes do CTISM, quais os motivos de ingressarem, permanecerem e suas perspectivas para o mundo do trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram as mulheres estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM, ingressantes nos anos 2018 e 2019. O estudo reconhece a importância de a política de Educação Profissional olhar para a trajetória das mulheres nos cursos de EPT, de pensar o ingresso e a permanência das mulheres e de serem desenvolvidas novas pesquisas com o foco nas mulheres na EPT. As mulheres que acessam os cursos subsequentes do CTISM têm, na maioria, entre 18 e 30 anos, são solteiras, possuem uma renda média familiar entre 1 e 2 salários mínimos e não possuem filhos. Os cursos subsequentes mostram-se fundamentais na trajetória das mulheres contribuindo para sua formação e para a inserção no mundo do trabalho.  Com isso, os resultados da pesquisa apontam para a importância de desenvolvimento de ações para a criação de redes de apoio e acompanhamento das mulheres estudantes dos Cursos de Educação Profissional e, em especial, para cursos historicamente “masculinos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariglei Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria . Foi professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do Campus Júlio de Castilhos. Foi pesquisadora do grupo CAPES/PROEJA UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação,aprendizagem e gestão escolar.

Thais da Silva Dorneles , Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Universidade Federal de Santa Maria. Grupo de Pesquisa TransformAção (UFSM).

Martina Isnardo Gusmão , Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Formada em Letras e Mestra em Educação Profissional e Tecnológia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ALMEIDA, Ana Paula. Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des) alienação dos trabalhadores-estudantes. Dissertação (Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ANTUNES, Ricardo Luis Coltro. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo, SP: Boitempo, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA ://200.132.24.48/index.php/historico. 2009

DORNELES, Thais S. Mulheres na Educação Profissional: movimentos dos cursos subsequentes do Colégio Técnico Industrial. Dissertação (Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

FERREIRA, Liliana Soares (2016): Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum. Education, 39, 1, 12 2016

FOLLADOR, Kellen Jacobsen. A mulher na visão do patriarcado brasileiro: uma herança ocidental. Revista fatos e versões, v. 1, n. 02, 2009. Disponível em: <http://www.academia.edu/amulhernopatriarcadobrasileiro>. Acesso em: 23 maio 2018

FLICK, U. Métodos de pesquisa: introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber livro, 2012

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6º ed – São Paulo: Atlas, 2008.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia 2012

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101670.pdf Acesso em 24/10/2020

MARASCHIN, Mariglei S. Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora? 2015. 316p. Tese (doutorado), Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, RS, 2015.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

ROCHA, Ananda Fighera. Educação Profissional Brasileira e participação feminina: uma análise histórica. Revista de Pós-Graduação em Educação, 2016. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2861

SIQUEIRA, Silvia. Integração Curricular e trabalho pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar- Campus Júlio de Castilhos. Dissertação (Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

MARASCHIN, M.; DA SILVA DORNELES , T. .; ISNARDO GUSMÃO , M. Mulheres na Educação Profissional: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14083. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14083. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica