Desenvolvimento e avaliação do letramento estatístico
uma proposta com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15719Palavras-chave:
Educação estatística. Letramento estatístico. Ensino Fundamental. Avaliação por rubricas.Resumo
Este artigo analisa o letramento estatístico a partir de uma prática realizada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (11–12 anos). Tomando-se a Investigação Baseada em Design (IBD) como pressuposto metodológico, este estudo é qualitativo, cujas análises se apoiaram, também, em dados quantitativos. Por meio do projeto denominado de “Meu Amigo”, os discentes de uma escola de Porto Alegre, RS – Brasil entrevistaram seus amigos para coletarem dados e construírem informações sobre esses colegas. Assim, vivenciaram as etapas da investigação estatística, desde a coleta de dados, passando pela organização, análise e comunicação dos resultados. Para a análise das informações criadas pelos estudantes, elaborou-se um modelo de avaliação por rubricas, organizado em componentes e indicadores. Diante dos resultados, constatou-se que os indicadores relacionados às representações gráficas e textuais alcançaram melhores pontuações. Já os relativos às tabelas revelaram resultados aquém do desejado.
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