Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575

Palavras-chave:

Estatística, Letramento estatístico, Ensino Médio

Resumo

Este estudo qualitativo analisa o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento, mediante uma prática proposta a 23 estudantes oriundos das três séries do Ensino Médio, com idades variando entre 15 e18 anos. O estudo integrou um projeto piloto que atende ao novo currículo para o Ensino Médio brasileiro que está sendo implementado em 2022. Divididos em 11 grupos, esses discentes escolheram temas, de acordo com o contexto no qual estão inseridos e vivenciaram as etapas do processo estatístico ao participar voluntariamente de uma disciplina eletiva denominada Estatística Aplicada à Pesquisa. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2021, em uma escola de Porto Alegre – RS – Brasil. Os encontros aconteceram na modalidade on-line, devido à pandemia da Covid-19. Constatou-se que a experiência proporcionou aos estudantes a tomada de decisões, a partir da análise de vários tipos de dados, possibilitando a aprendizagem de conceitos estatísticos, mediante a produção de informações. Desta forma, o papel desses discentes não se restringiu a meros consumidores de mensagens estatísticas, mas possibilitou a experiência da produção de informação. Assim, a originalidade e a inovação desta proposta residem na adequação ao currículo e na vivência do processo estatístico em um grupo heterogêneo.

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Biografia do Autor

Elisabete Rambo Braga, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGEDUCEM/PUCRS).

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

É graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009) e especialista em Informática na Educação (2013) e em Docência no Ensino Superior (2019), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Possui Mestrado (2015) e Doutorado (2021) em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação Estatística e Probabilística e Tecnologias educacionais.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – RS – Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

Braga, E. R., Ballejo, C. C., & Viali, L. . (2022). Estatística aplicada à pesquisa no Ensino Médio na modalidade on-line: promovendo o desenvolvimento dos elementos cognitivos do letramento. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202215. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15575

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS