A Estatística como Pesquisa na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15617

Palavras-chave:

Educação Estatística; Matemática no Ensino Médio; Pesquisa nas aulas de Matemática.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo verificar a aplicabilidade dos conteúdos de estatística básica, por meio de uma pesquisa de campo. Foi desenvolvido em uma turma de 40 alunos entre 16, 17 e 18 anos, durante o ano letivo de 2016. Em uma escola Pública Federal de Ensino Médio Técnico, localizada no Sul do Brasil. A abordagem deste trabalho é de cunho quantitativo, pois os estudantes realizaram pesquisas sobre temas de seus interesses, com o intuito de aplicarem os conteúdos estatísticos. O trabalho foi realizado por etapas, as quais foram cumpridas na seguinte ordem: escolha do tema a ser trabalhado, organização da pesquisa, forma de coleta de dados e as análises estatísticas. A proposta dessa pesquisa, buscou uma nova abordagem de aprendizagem sobre a Educação Estatística. O levantamento sobre os temas de interesse foi realizado pelos próprios estudantes, que construíram gráficos, tabelas e calcularam as medidas descritivas sobre os dados encontrados de acordo com os temas escolhidos. Os resultados foram apresentados para a comunidade acadêmica, em forma de pôsteres. As pesquisas trouxeram aos estudantes embasamento teórico, conhecimentos de ferramentas tecnológicas, construção de questionários e principalmente a compreensão, a importância e a construção da educação estatística. Os estudantes puderam trabalhar diretamente com pesquisas, e a aplicabilidade da estatística. Dessa forma buscando desenvolver os conceitos na sua formação enquanto cidadãos. E principalmente compreendendo a importância da interpretação estatísticas para a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Brum Tolio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete

Docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete, Doutoranda do PPGEDUCEM da PUCRS.

Lori Viali, PUCRS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. É professor titular aposentado (20 horas) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Referências

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: PCN+, Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.

DELMAS, R.C. Statistical Literacy, Reasoning, and Learning: A Commentary. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2002.

GAL, I. Adults' Statistical Literacy: Meanings Responsibilities. International Statistical Review, v.70, n.1, p. 1- 25, 2002.

LOPES, C.E.A. Literacia estatística e INAF 2002. In: FONSECA, M.F.R. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004, p. 187 – 197.

MENDONÇA, L.D, LOPES, C.E.A. O trabalho com educação estatística no ensino Médio em um ambiente de modelagem matemática. In: LOPES, C.E.A.; COUTINHO, C.Q.S.; ALMOULOUD, S.A. Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 157-172.

ODY, M.C. Deseenvolvimento e perspectivas da Educação Estatística: narrativas de educadores estatísticos no contexto Ibero-Americano. Tese (Doutorado em em Educação em Ciências e Matemática). Porto Alegre: PUCRS, 2019.

RUMSEY, D. J. Statistical Literacy as a Goal for Introductory Statistics. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002.

SAMÁ, S.; SILVA, M.P.M. Educação Estatística: ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015.

SANTOS, R.M. Estado da arte e História da Pesquisa em Educação estatística em Programas Brasileiros de Pós-Graduação. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2015.

VALENTE, W.R. No tempo em que as normalistas precisavam saber estatística. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 1, p. 357-368, 2007.

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Tolio, F. B., & Viali, L. (2022). A Estatística como Pesquisa na Educação Básica. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202221. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.15617

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Estatística brasileira na 11th ICOTS