Estratégias de visibilização do MST

Educação e identidade coletiva

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15420

Mots-clés :

Formação, Identidade coletiva, Movimentos Sociais, MST

Résumé

O artigo discute a organização, a concepção de educação, os princípios pedagógicos e filosóficos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além disso, dialoga com as estratégias do movimento social para divulgar o trabalho de escolas em assentamentos e acampamentos na formação de identidades coletivas. Além da pesquisa bibliográfica com fontes primárias e secundárias, foi realizada análise do material publicado no site (MST, 2022; 2022a; 2022b; 2022c) e redes sociais do Movimento (MST, 2022d), bem como entrevistas. As considerações finais indicam rever o alcance da divulgação para favorecer a ampliação do entendimento da população, para além do que noticia a mídia tradicional sobre os objetivos educacionais e formação dos Sem Terra. A ampliação do escopo das publicações do MST, pode contribuir para visibilizar a pedagogia do Movimento, além de favorecer a reelaboração das representações sociais do Movimento diante da sociedade brasileira.

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Biographie de l'auteur-e

Viviane Merlim Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Professora Adjunta da área de Organização do Trabalho na Escola, do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento e pesquisadora do GRUPPE - Grupo de Políticas Públicas de Educação e do NEED – Núcleo de Estudos em Educação Democrática.

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Publié-e

2023-10-10

Comment citer

MORAES, V. M. Estratégias de visibilização do MST: Educação e identidade coletiva . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15420. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15420. Acesso em: 16 mai. 2024.