Docência e pandemia

os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665

Palavras-chave:

Ensino remoto, Formação docente, Tecnologias educacionais, Pandemia

Resumo

Este artigo traz o recorte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias educacionais no ensino remoto e na formação docente no contexto da pandemia da Covid-19, nos municípios baianos. Para tanto, utilizamos metodologia quali-quantitativa para verificar os desdobramentos da pandemia na educação, tendo como foco as dificuldades dos professores devido à falta de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários de perguntas fechadas e abertas pelo Google forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram fragilidades das políticas públicas de formação de professores voltadas para as TDIC. A formação continuada com ênfase nas tecnologias é uma das alternativas, mas não é a solução para as desigualdades educacionais e sociais.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutor em Educação (UFMG); Professora Titular (UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade. E-mail: arlete.ramos@uesb.edu.br

Wesley Amaral Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais (UESB). Professor (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências por abordagem Temática (GEPECAT).E-mail: wesleyamaral@uesb.edu.br

Queziane Martins da Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda (UESB). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC). E-mail: martinsdacruzqueziane@gmail.com

Marizéte Silva Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras Linguagens e Representações (UESC). Professora (UESC). E-mail: marizete08@gmail.com

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; VIEIRA, W. A. .; CRUZ, Q. M. da; SOUZA, M. S. Docência e pandemia: os desafios do ensino remoto segundo professores da Educação Básica baiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 218–239, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.9665. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9665. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos