Software HagáQuê

Uma proposta pedagógica para descolonizar o currículo na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio em Macapá/AP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.16221

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola. Lei 10.639/03. Descolonização do currículo. Software HagáQuê.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para os professores dos componentes curriculares Artes, História, Geografia, Ensino Religioso e Literatura no intuito de contribuir com o processo de descolonização de suas práticas pedagógicas através da efetivação da Lei 10.639/03 e da Resolução 08/2012 utilizando a Cultura Digital para evidenciar a cultura do Quilombo no currículo escolar. Nesse sentido, utilizamos a Pesquisa Qualitativa (YIN, 2016) para guiar a busca pelos resultados iniciais. Constatou-se que os educadores possuem práticas tímidas no que tange à descolonização do currículo e geralmente ocorre em datas comemorativas, quais sejam, no dia 13 de maio (abolição da escravatura no Brasil) e no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra). Por isso é necessário promover reflexões sobre a práxis dos educadores, assim propomos a utilização do software HagáQuê para desenvolver dispositivos didáticos em quadrinhos (HQ) empregando a Legislação Antirracista.

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Biografia do Autor

Neliane Alves de Freitas, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED - UNIFAP). Bolsista da CAPES/FAPEAP.

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão GEPEI e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB- UNIFAP.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

FREITAS, N. A. de; VIDEIRA, P. L. Software HagáQuê: Uma proposta pedagógica para descolonizar o currículo na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio em Macapá/AP. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.16221. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16221. Acesso em: 29 abr. 2024.