Estágio Curricular Supervisionado na Pandemia da Covid-19: (Re) pensando a formação inicial do professor de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12397Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado. Pandemia da COVID-19. Formação Inicial de Professores de Matemática.Resumo
A pandemia da Covid-19 ocasionou mudanças em toda a sociedade, inclusive nas instituições de ensino. Este artigo apresenta a (re) organização do Estágio Curricular Supervisionado, da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – campus Foz do Iguaçu, frente a esta realidade. A questão que norteia nossas reflexões é: Como o Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, na UNIOESTE, se desenvolveu frente à pandemia da Covid-19? Para tanto, se apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos procedimentos advêm da investigação bibliográfica e documental na qual analisa: a) Projeto Pedagógico do Curso (PPC); b) Regulamento de estágio; c) Planos de Ensino das disciplinas de Estágio I e II do ano letivo de 2020; d) Relatórios Finais dos alunos que realizaram o estágio no referido ano; e) Atas da reunião de Colegiado do Curso de Matemática do ano de 2020. A partir da análise dos dados, evidencia mudanças nas seguintes atividades que compõem o estágio curricular obrigatório: observação e/ou participação, regência e projeto, bem como na estrutura das aulas (síncronas/assíncronas) desenvolvidas, pois foram utilizadas plataformas de aprendizagem para a ocorrência das interações. Outras constatações referem-se às alterações dos trâmites legais que regulamentaram a realização dos estágios e que desencadearam mudanças na escolha das instituições de ensino para a realização do estágio, uma vez que os acadêmicos não puderam escolher a instituição como ocorria no ensino presencial. Enfim, para o desenvolvimento do estágio na conjectura pandêmica houve uma (re) organização em todas as atividades supracitadas.
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