A modelagem do peso e altura dos três Josés

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16233

Mots-clés :

Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Desenvolvimento dos Bebês, Análise Estatística

Résumé

O presente estudo tem o objetivo de apresentar uma análise do desenvolvimento de três bebês, a partir das informações sobre peso e comprimento deles. A pesquisa teve como principais fundamentações as ideias da modelagem matemática e da Educação Matemática Crítica. O estudo de caráter qualitativo utilizou os dados referentes ao peso e altura dos primeiros doze meses de vida presentes nas “carteirinhas de vacinação” dos três filhos da primeira autora e os dados concernentes ao peso e altura indicados pelo Ministério da Saúde. A partir desses dados, foi realizada uma análise estatística utilizando teste t de Student para amostras independentes realizado com o software SPSS (Statistical Package for Social Science) comparando o desenvolvimento dos bebês com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que o desenvolvimento dos bebês aconteceu dentro da normalidade e que a experiência de aliar ensino, aprendizagem e pesquisa foi muito rica para os autores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gislaine Sebastiana Gondim Cruz, Secretaria de Estado da Educação de Minas Geraris

Professora de Matemática da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia

Références

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BLUM, W.; NISS, M. Mathematical Problem Solved, Modelling, applications, and links to other objects. In: BLUM, W.; NISS, M.; HUNTLEY, I. Modelling, Applications and Applied Problem Resolved. Chinchester: Ellis Horwoord Ed., 1989.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Saúde. DataSUS. Informações de Saúde. Estatísticas Vitais, 2015. Nascidos Vivos. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinasc/cnv/nv.>. Acesso em: 25 out. 2017.

DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. 2ª ed. Caxias do Sul: Educs, 1991.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an education task. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1973.

OCDE. Brasil no PISA 2015: analises e reflexões acerca do desempenho dos estudantes brasileiros. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santallana, 2016.

ROMANI, S. A. M.; LIRA, P. I. C. Fatores determinantes do crescimento infantil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 4, n. 1, jan.-mar. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292004000100002>. Acesso em: 10 nov. 2017.

SKOVSMOSE, O. Towards a Philosophy of Critical Mathematics Education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, O. Prefácio. In: ARAÚJO, J. L. (Org.). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007. p. 15-19.

Publié-e

2023-03-23

Comment citer

Cruz, G. S. G., & Pires, R. F. (2023). A modelagem do peso e altura dos três Josés. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202305. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16233

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo