El Estudio de Fracciones en la Formación de Maestros Polivalentes: revisión de tesis de maestria e tesis doctorales.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17672

Palabras clave:

Formación. Maestros Polivalentes. Matemáticas. Fracciones.

Resumen

Este artículo es un extracto de una tesis de maestría y tiene como objetivo realizar una revisión de los estudios incluidos sobre la formación inicial y continua de profesores polivalentes relacionados con el contenido de las fracciones con el fin de verificar los conocimientos y dificultades señalados en estos estudios. Para ello, realizamos una investigación bibliográfica que resultó en la captura de estudios realizados en el período de 2017 a 2022 con el banco de tesis y disertaciones de CAPES. Los estudios señalaron lagunas en el conocimiento pedagógico y de contenido que estudiantes en formación inicial del curso de Pedagogía y maestros en formación continua presentan sobre el contenido de las fracciones. Se observó un consenso de las investigaciones en cuanto a las dificultades conceptuales en los diferentes significados de las fracciones, lo que repercute en dificultades metodológicas a la hora de enseñar, faltan estrategias diferenciadas en la enseñanza, en las que el libro de texto aparece como principal soporte donde los docentes tienden a enseñar las forma en que aprendieron. Por lo tanto, esta revisión destaca el campo fraccionario como esencial para la formación de profesores polivalentes con el fin de minimizar las brechas y mostrar posibles formas de contribuir al crecimiento del conocimiento docente, lo que repercutirá en la Educación Básica.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Regina da Silva Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professor de carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Especialização em Educação Inclusiva pela Escola Superior Madre Celeste. Mestranda no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Pará. (PPGED/UEPA) na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na área de interesse Formação de professores que ensinam matemática

Rosineide de Sousa Jucá, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1994), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014). É professora Formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, e professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores e Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMAT e membro do Grupo de pesquisa de Cognição e Educação matemática - GECEM, e do grupo de estudo de formação de professores, ambos os grupos da Universidade do Estado do Pará.

Citas

BALL, D.; THAMES, M.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education, v. 59, n.5, nov. 2008.

BARBOSA, M. A. O Sentido das Regras no Ensino De Frações. 2020. Dissertação ( Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BARROS, M. J. P.A Solução de situações que envolvem o conceito de Fração por professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. 2018. Dissertação (Pós – Graduação em Educação) – Campus Universitário de Palmas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARDOSO, L. S. O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Campus Universitário de Palmas, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2020.

CUEL, J. N. S. Saberes e concepções de professores que ensinam matemática nos anos iniciais acerca do conceito de número racional na representação fracionária. 2018. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Centro de Ciências Naturais e Humanas. Universidade Federal do ABC. 2018.

CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación. España, v. 37, n. 5, p.1-9. 2006.

CURI, E. A Formação Inicial de Professores para ensinar Matemática: Algumas Reflexões, Desafios e Perspectivas. Rematec . Belém, v. 6, n. 9, p. 75-94. 2011.

FREITAS, A. H. F. Frações e seu ensino: um estudo diagnóstico das concepções dos estudantes de um Curso de Pedagogia na modalidade EaD. 2017. Dissertação (Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

GONÇALVES, S.R.V. O Curso de Pedagogia no Brasil: da formação específica para a formação generalista.Espaço do Currículo, João Pessoa, v.10, n.2, p. 244-258, mai./ago. 2017.

FURTADO, G. C. A utilização do estojo de frações como recurso para formação continuada de professores. 2019. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2019.

HUF, V. B. S. Resolução de problemas em Matemática visando uma aprendizagem significativa na formação inicial de professores pedagogos: reconhecendo e superando dificuldades. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.

JUCÁ, R.S. Os saberes e as práticas dos professores dos anos iniciais relacionadas ao ensino das frações. Revista Cocar. Belém, v.13. n. 26. Mai./Ago.2019 p.

LOPES, A. F. Movimento Formativo de Professores dos Anos Iniciais sobre diferentes significados de frações e suas relações com o ensino. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

MANDARINO, S. P. F. Fração: um novo número, um novo desafio - a introdução ao ensino de frações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2019.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp,2013. p. 23-54.

MOURA, M. S. Q. A formação da habilidade de identificar frações: significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental na atividade docente.2022. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Departamento de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2022.

NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. A Formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

OLANOF, D. E. Mathematical Knowledge for Teaching Teachers: The Case of Multiplication and Division of Fractions. 2011. Dissertations (Mathematics) - Syracuse University, 2011.

PIMENTA, S. G. Formação de professores para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental:análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. In: XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014, Fortaleza. Anais [...]p. 1-19.

PINHEIRO, M. J. A.; Ensino das Frações no Ensino Fundamental: Proposta de Sequências Didáticas. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

RISSO, F. B. Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

RIBEIRO, M. S. O ensino de fração em cursos de licenciatura em pedagogia: um estudo em duas IFES. 2019. Dissertação. (Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SANTOS, R. M. M. dos. Professoras dos anos iniciais em formação contínua sobre frações: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural.2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

SCHASTAI, M. B.; FARIAS, E. R. S.; SILVA, S. C. R. Formação de professores e o ensino de frações nos anos iniciais. Curitiba: Appris, 2017.

SERRAZINA, M. L. A formação para o ensino da Matemática: Perspectivas futuras. In: SERRAZINA, Maria de Lurdes. A Formação para o Ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Porto Editora e INAFOP, 2002. p. 9-19.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. In: Cadernos Cenpec. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. São Paulo. v.4. n.2. p.196-229. dez. 2014.

SILVA, P. H. F. Ensino-Aprendizagem de Frações: Um Olhar para as pesquisas e para a sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

SILVA JÚNIOR, W. M. Frações e seus diferentes significados em alguns materiais didáticos de matemática. 2020. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Campus Coração Eucarístico, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

UTIMURA, G. Z. Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. Tese (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

Publicado

2023-10-09

Cómo citar

Santos, C. R. da S., & Jucá, R. de S. (2023). El Estudio de Fracciones en la Formación de Maestros Polivalentes: revisión de tesis de maestria e tesis doctorales . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202316. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17672