Uma revisão de estudos sobre Formação dos Professores Polivalentes e o ensino de frações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17672

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação, Professores Polivalentes, Ensino de Frações

Resumo

este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo realizar um levantamento dos estudos desenvolvidos sobre a formação inicial e continuada de professores polivalentes relacionados ao conteúdo das frações com o intuito de verificar os conhecimentos e dificuldades apontados nesses estudos. Para tal realizamos uma pesquisa bibliográfica que resultou no levantamento de estudos realizados no período de 2017 a 2022 junto ao banco de teses e dissertações da Plataforma Sucupira/CAPES. Os estudos apontaram as lacunas de conhecimento pedagógico e de conteúdo que os estudantes em formação inicial do curso de Pedagogia e professores em formação continuada apresentam sobre o conteúdo das frações. Observamos um consenso das pesquisas com relação à dificuldades conceituais nos diferentes significados de frações, o que reverbera em dificuldades metodológicas no momento de lecionar, ocorre a ausência de estratégias diferenciadas no ensino, no qual o livro didático figura como principal apoio onde os professores tendem a ensinar da forma que aprenderam. Portanto, esta revisão evidencia o campo fracionário como essencial à formação de professores polivalentes visando minimizar lacunas, e mostrar possíveis caminhos para contribuir com o crescimento do conhecimento do professor o que terá reflexos na Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Carla Regina da Silva Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professor de carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Especialização em Educação Inclusiva pela Escola Superior Madre Celeste. Mestranda no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Pará. (PPGED/UEPA) na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na área de interesse Formação de professores que ensinam matemática

Rosineide de Sousa Jucá, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1994), Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008), Doutorado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2014). É professora Formadora do Centro de formação dos profissionais da Educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Professora orientadora do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, e professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação Matemática, especificamente na linha de Pesquisa de Formação de professores e Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEMAT e membro do Grupo de pesquisa de Cognição e Educação matemática - GECEM, e do grupo de estudo de formação de professores, ambos os grupos da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

Santos, C. R. da S., & Jucá, R. de S. (2023). Uma revisão de estudos sobre Formação dos Professores Polivalentes e o ensino de frações . Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202316. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17672