O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16781Palavras-chave:
Estratégia didática. Medidas de tendência central. Resolução de problemas.Resumo
Este artigo, fez uma abordagem predominantemente qualitativa de caráter explicativa relacionando causa-efeito com o objetivo de identificar, por meio de atividades práticas, a influência que a resolução de problemas tem na aprendizagem da Estatística nos 80 alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui. Para a sua sustentabilidade teórica e a respetiva obtenção de bases de suporte, realizou-se um estudo bibliográfico. Além disso, para garantir a estreita cooperação entre os indivíduos envolvidos na pesquisa, optou-se por uma pesquisa participante envolvendo os alunos nos processos de recolha, organização, apresentação e análise dos dados, tendo o questionário como o principal instrumento de recolha de dados. Apesar do pouco domínio de trabalhar com a fita métrica, a pouca colaboração das pessoas para a coleta dos dados, a falta de uma balança, entre outras, o envolvimento ativo e dinâmico dos alunos e os resultados obtidos no questionário aplicado, mostram que os alunos gostaram da dinâmica usada com o seu envolvimento na recolha, organização e análise dos dados. Estes fatos permitiram concluir que é mais interessante estudar a Estatística com o envolvimento dos alunos em problemas práticos, pois, desta forma, é possível aumentar créditos à aplicabilidade da Estatística. Diante disso, espera-se com esta pesquisa a dinamização do processo de ensino-aprendizagem da Estatística por meio da estratégia didática desenhada durante as atividades aqui propostas.
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