Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações
DOI:
https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.13139Palavras-chave:
Lesson Study on-line. Ensino de Matemática. Ensino Médio.Resumo
No Brasil, o desenvolvimento da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM) em processo de Lesson Study (LS) é recente e tem se revelado um momento privilegiado de aprendizagem profissional ao integrar professores orientadores, supervisores e futuros professores em ações reflexivas e colaborativas sobre o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Diante destas possibilidades, temos desenvolvido a disciplina de ECSM em processo de LS, em situações de ensino presencial, híbrido e remoto, no contexto da Licenciatura em Matemática, da Universidade de Brasília. Neste texto, discutimos aspectos de um segundo ciclo de LS, realizado no segundo semestre de 2020, com o objetivo de compreender as adaptações, os desafios e as inovações necessárias ao se desenvolver o ECSM em processo de LS on-line em situação de Ensino Remoto Emergencial (ERE), a partir dos elementos construídos em um LS presencial. Os dados construídos revelam os recursos tecnológicos inseridos, ao longo das etapas, e como eles possibilitaram a interação entre os participantes. Igualmente, revelam as adaptações necessárias para ampliar a participação dos estudantes no ERE e as experiências de docência dos estagiários. Assim, entendemos o LS on-line como possibilidade para contextos formativos atuais e futuros, de modo a minimizar distâncias geográficas, integrar professores orientadores e supervisores de diferentes escolas e universidades, ampliando a colaboração e o próprio desenvolvimento do LS enquanto processo de desenvolvimento profissional.
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