Oficinas pedagógicas

Promoção da saúde mental dos professores na escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15430

Mots-clés :

Docente, Oficinas Pedagógicas, Políticas Institucionais, Saúde Mental

Résumé

O trabalho traz um recorte da pesquisa de doutoramento em saúde mental e educação. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para o bem-estar dos professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Como objetivo específico, busca-se identificar as demandas e os casos de adoecimento psicológico entre os professores da Fundação no período de 2017 a 2021. Com base na metodologia de pesquisa qualitativa, presente no método da pesquisa-ação, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados levantados. Os resultados indicam a ausência de uma abordagem sensível em relação à saúde mental dos profissionais da educação, bem como a escassez de ambientes de trabalho que promovam um acolhimento adequado para que as práticas dialógicas se tornem uma parte integrante da rotina docente. Além disso, os resultados enfatizam a importância de implementar políticas institucionais que abordem a saúde mental dos professores como um tópico de destaque nas agendas das escolas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rosane Barreto Ramos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado. Doutorado em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (CPU), Estados Unidos.

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Publié-e

2023-10-27

Comment citer

SANTOS, R. B. R.; QUEIROZ, P. P. de. Oficinas pedagógicas: Promoção da saúde mental dos professores na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15430. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15430. Acesso em: 16 mai. 2024.