Narrativas sobre a matemática escolar: memórias e experiências discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.119-141

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Experiência, Educação Matemática

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa de doutorado realizada junto a estudantes de uma escola pública onde atuo como professora de Matemática. Trata-se de um estudo orientado pela perspectiva da Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2011) e, por assim o ser, é uma investigação que elegeu a
experiência para estudo, em particular, as experiências de três jovens com a Matemática no decurso da formação escolar de cada um, bem como as minhas, enquanto professora e pesquisadora que experiencia o próprio ato de pesquisar. O foco é conhecer e compreender, narrativamente, as trajetórias dessas experiências e, assim, aprofundar os modos de, a elas, atribuir sentido. Para a construção dos textos, optamos por solicitar a escrita de narrativas autobiográficas e realizar entrevistas narrativas individuais. Portanto, compartilhamos belas e instigantes histórias que confirmam o grande potencial formativo das narrativas no contexto educacional. No presente artigo, focaremos em um dos participantes, cujas narrativas revelaram marcas sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, sinalizaram para o redirecionamento de práticas pedagógicas, problematizaram estratégias de ensino da Matemática, provocaram reflexões e questionamentos sobre os sentidos e significados da Matemática ensinada nas escolas básicas e extrapolaram os limites da sala de aula e da escola, sinalizando que para além da dimensão cognitiva o processo educativo não se efetiva alheio às necessidades afetivas e formativas dos jovens. Em postura de compreensão narrativa das narrativas, junto aos jovens, este texto foi composto permeado pelas experiências narradas e pelas que tive ao longo do processo de pesquisar, aprofundar e redigir, ora como professora de Matemática, ora como pesquisadora, sempre em posição de inacabamento, em busca de melhores tons.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Fernandino Evangelista, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Mestre em Educação pela UFV. Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFV. Docente efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. ORCID: 0000-0001-5689-6385. E-mail: maria.fernandino@ufv.br

Cármen Lúcia Brancáglion Passos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAPES, 2008) e na FE-USP (2016-2017). Doutora em Educação: Educação Matemática pela Unicamp. Mestre em Educação, pela Unicamp. Licenciada em Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do grupo GEPFPM na Unicamp. Bolsista CNPq Produtividade. ORCID: 0000-0002-5501-3584. E-mail: carmenpassos.ufscar@gmail.com

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

EVANGELISTA, M. T. F.; PASSOS, C. L. B. Narrativas sobre a matemática escolar: memórias e experiências discentes. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 119–141, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.119-141. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9376. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático