Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino

  • Murilo Aguiar de Souza
  • Francisco Jorge de Oliveira Brito
Palavras-chave: Geotecnologias, Práticas Inovadoras de Ensino, Lugar, Atlas

Resumo

A inovação torna-se mais uma criatividade pedagógica para envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Conceitos geográficos como lugar e espaço podem ser discutidos e mediados pelas geotecnologias através de práticas inovadoras. Diante disso, este trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, Sergipe, tem como objetivo refletir sobre o uso das geotecnologias como mediação nas práticas inovadoras de ensino. A abordagem colaborativa-participativa faz parte do método utilizado para a construção do Atlas de Poço Verde, expressão espacial dos pesquisadores juniores. Ao longo da pesquisa desenvolvemos encontros formativos que exploraram as diferentes formas de expressar o espaço, discutimos semanalmente sobre os lugares pesquisados, além de viajarmos para a apresentação de trabalhos em eventos. O Atlas de Poço Verde elaborado pelos pesquisadores juniores está composto por textos, fotografias e mapas. Consideramos, portanto, que este trabalho proporcionou o entrelaçamento entre a prática e a teoria, no qual as inovações foram determinantes para os resultados, assim como a construção do Atlas foi fundamental para que os lugares dos sujeitos fossem expressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Aguiar de Souza
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Professor da Rede de Ensino Básico do Estado de Sergipe.
Francisco Jorge de Oliveira Brito
Doutor em Educação, Coordenador do Projeto A Rádio na Escola na Escola da Rádio. Analista em Informações Geográficas e Estatísticas - Coordenador Estatual do Cadastro Nacional de Endereços com Fins Estatísticos - CNEFE - UE/BA.
Publicado
2017-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 489
  • PDF downloads: 436
Como Citar
Souza, M. A. de, & Brito, F. J. de O. (2017). Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino. Plurais Revista Multidisciplinar, 2(3), 37-52. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.37-52
Seção
Dossiê Temático