Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana

Autores

  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58

Palavras-chave:

Inserção social, econômica e educacional, Educação de jovens e adultos, Cidadania.

Resumo

Este artigo tem como problemática a análise da questão da inserção social, econômica e educacional dos participantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, destacando os impactos evidenciados na formação e atuação de dezenas de professores e professoras que ingressaram no Programa e já estão atuando profissionalmente junto à sua comunidade de origem. Entendemos que a inserção social expressa o compromisso e a responsabilidade da pós-graduação com a ciência e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se espelha na investigação bibliográfica e análise documental, para consolidar as informações e os dados obtidos durante o processo. Os fundamentos teóricos apontam para a colaboração de autores como Gadotti (2000), Minayo (2008), Freire (1996), dentre outros. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o Programa faz um processo seletivo que contempla a entrada de discentes de várias regiões do Estado da Bahia, das três redes de ensino: municipal, estadual e federal. Os profissionais ao terminarem o curso no âmbito do mestrado, já estão atuando junto às suas instituições de origem, impactando a vida social, econômica e educacional dessas localidades interioranas, servindo de referência para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas em educação.

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia.

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) - Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação, Autobiografia e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

AMORIM, A.; DANTAS, T. R. Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 46–58, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)