Articulação da cultura de paz e gestão escolar

Contribuições de um estudo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17093

Palavras-chave:

Cultura de Paz, Gestão Escolar, Violência, Formação de Gestores

Resumo

Este trabalho objetivou identificar e discutir produções acadêmicas nacionais sobre a perspectiva da Cultura e Educação para a Paz, com ênfase na formação de gestores educacionais. Como metodologia assumiu-se a revisão sistemática integrativa e a investigação ocorreu no Portal de Periódicos da Capes. Não foi delimitado período temporal. Após a leitura dos artigos, os resultados foram organizados em três categorias: A materialização das violências no contexto escolar; Formar para transformar: alternativas para o enfrentamento da violência; e Gestão escolar e família: diminuindo os espaços da violência. Em síntese, evidenciou-se nos trabalhos considerações acerca de alguns tipos de violência presente no dia a dia da escola, além de constatar-se a incipiência de trabalhos que articulam a Cultura de Paz com a formação de gestores escolares e a importância da atuação da gestão em parceria com a equipe escolar e famílias.

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Biografia do Autor

Dilce Brasil de Souza, Universidade Federal do Pampa

Professora da rede privada de Bagé (CFES) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professor EBTT – substituto de Química e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada III vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UNIPAMPA) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada II vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE/UNIPAMPA) e membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA).

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

DE SOUZA, D. B.; MARASCHIN, A. de A.; LINDEMANN, R. H.; BIERHALZ, C. D. K. Articulação da cultura de paz e gestão escolar: Contribuições de um estudo de revisão sistemática. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17093. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17093. Acesso em: 27 abr. 2024.