Concepções e Práticas de Professores da Educação Básica no Brasil sobre Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17082

Palavras-chave:

Concepções e Práticas de Professores, Educação Ambiental, Educação Básica

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é considerada uma proposta educativa que visa formar sujeitos reflexivos, responsáveis e ativos em relação às mudanças socioambientais. Diante disso, esta pesquisa com abordagem qualitativa teve como objetivo analisar as concepções e práticas de professores sobre a EA no Brasil. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado do Google Forms, o qual foi respondido por 112 professores de todas as regiões do Brasil. Ao analisar as respostas, foi perceptível que a maioria (70,5%) dos educadores possui concepções e desenvolvem práticas conservadoras, pois o fazem segundo um viés naturalista. Tal constatação demonstra que é preciso salientar a importância da EA na formação inicial e continuada docente, uma vez que são os professores que irão problematizar e instrumentalizar as questões ambientais.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq.

Cleane Santos de Almeida, Universidade Federal de Segipe

Graduada em Ciências Biológicas. Brasil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq.

João Victor Pereira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Ciências Biológicas. Brasil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

VASCONCELOS, C. A.; ALMEIDA, C. S. de; SANTOS, J. V. P. dos. Concepções e Práticas de Professores da Educação Básica no Brasil sobre Educação Ambiental. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17082. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17082. Acesso em: 29 abr. 2024.