O ensino ofertado na pandemia de COVID-19

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.16891

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino remoto emergencial, Educação on-line, Ensino híbrido

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as divergências e convergências conceituais e metodológicas da educação a distância, educação on-line, ensino remoto e ensino híbrido. Como parte do processo técnico, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de aprofundar a compreensão das questões que motivaram esta investigação. A fim de atender o objetivo da pesquisa, buscou-se embasamento teórico nos autores: Moran (2003, 2015) Santos (2009, 2019, 2020, 2022), na legislação brasileira a respeito da educação a distância e artigos científicos de revistas especializadas que versam sobre o assunto publicados no período de maio de 2020 – fevereiro de 2022. O estudo conclui que tais termos não podem ser considerados sinônimos, pois há diferenças expressivas nos desenhos e materiais didáticos, no papel e na postura do professor e do aluno, no processo de avaliação da aprendizagem, no planejamento e no espaço em que a aprendizagem é mediada, tendo como convergência primordial a mediação por tecnologias digitais de comunicação e informação.

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Biografia do Autor

Camila Lopes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Euclides da Cunha – BA.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

SILVA, C. L. da. O ensino ofertado na pandemia de COVID-19: Como nomear?. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.16891. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16891. Acesso em: 29 abr. 2024.