TIC e TS na educação

Rumo às novas escolas nas cidades inteligentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15484

Palavras-chave:

Tecnologia social, Tecnologia da Informação e Comunicação, Escolas inteligentes, Tecnologias na educação

Resumo

O estudo visa identificar de que maneira as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Tecnologia Social (TS) contribuem para a educação em escolas e cidades inteligentes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como TICs, TS, escolas inteligentes e cidades inteligentes. Considerando que a tecnologia é frequentemente apresentada como uma solução para problemas sociais, esse princípio também se aplica ao contexto educacional. No entanto, a TS questiona esses conceitos, levantando a discussão sobre até que ponto as TICs são inclusivas e não seletivas. A contribuição para o desenvolvimento de cidades e escolas inteligentes está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente os ODS 4, 9, 10 e 11. A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica e documental, caracterizando-se como exploratória, com foco qualitativo e natureza básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Alexandre da Silva Camargo, Instituto Federal do Sul de Minas

Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).

Paula Magda da Silva Roma, Instituto Federal do Sul de Minas

Doutorado em Física (UFMG). Servidora do IFSULDEMINAS. Orientadora do Pós-graduação em Gestão Educacional do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações.

Referências

BARBIERI, J. C.; RODRIGUES, I. Emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública, [S. l.], v. 42, n. 6, p. 1069-1094, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000600003. Acesso em: 12 out. 2022.

BATISTA, S. A.; FREITAS, C. C. G. O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social. R. Tecnol. Soc., [S. l.], v. 14, n. 30, p. 121- 135, jan./abr. 2018.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 30, n. 109, p. 1081–1102, set. 2009.

BLANCO, E.; SILVA, B. Tecnologia educativa em Portugal: conceito. Origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 6, n. 3, p. 37-55, 1993. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/521. Acesso em: 12 out. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 12 out. 2022.

BRENES, M. et al. Myright is our future: the transformative power of disability-inclusive education. 2018. Disponível em: https://reliefweb.int/report/world/my-right-our-future-transformative-power-disability-inclusive-education. Acesso em: 12 out. 2022.

CARAGLIU, A.; BO, C.; NIJKAMP, P. Smart cities in Europe. Journal of Urban Technology, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 65-82, 2011.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CORREIO, R. P. D. Tecnologia social: base conceitual. Ciência & Tecnologia Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/7794. Acesso em: 29 out. 2022.

COSTA, F. A. O que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Polifonia, [S. l.], p. 19-32. 2004.

DAGNINO, R. Em direção a uma estratégia para a redução da pobreza: a economia solidária e a adequação sociotécnica. In: Organização dos estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura. Sala de Lectura CTS+I de la OEI. 2002a. Disponível em: http://www.campus-oei.org/salactsi/index.html. Acesso em: 29 out. 2022.

DAGNINO, R. A relação pesquisa-produção: em busca de um enfoque alternativo. In: SANTOS, L. et al. Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina, PR: Iapar, 2004.

DAGNINO, R. Ciência e tecnologia para o desenvolvimento local: uma proposta transformadora. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, n. 14. 2006.

DAGNINO, R. Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2014. 318 p. ISBN 978-85-7879-327-2.

DAGNINO, R.; BRANDÃO, F.; C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 15-64.

DAMERI, R. P. Smart city definition, goals and performance. In: DAMERI, R. P. Smart City Implementation. Progress in IS. Springer, Cham. 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-45766-6_1.

DE FREITAS, E., ROUSELL, D., JÄGER, N. Relational architectures and wearable space: Smart schools and the politics of ubiquitous sensation. Research in Education, [S. l.], 2019. DOI: 10. 1177/ 00345 23719883667.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.

DUTTA, S. (ed.). The Global Innovation Index 2011: accelerating growth and development. Fontainebleau: INSEAD. 2011.

ELKINGTON J. Towards the sustainable corporation: win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 90-100, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIOVANNELLA, C.; BARANIELLO, V. Smart cities learning. International Journal of Digital Literacy and Digital Competence (IJDLDC), [S. l.], v. 3, n. 4, p. 1-15, 2012.

HASSAN, M.; GEYS, B. Who should pick up the bill? Distributing the financial burden of technological innovations in schools. Computers & Education, [S. l.], v. 94, p. 193–203, 2016.

HOEL, T., MASON, J. Standards for smart education—Towards a development framework. Smart Learning Environments, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.1186/s40561-018-0052-3.

HOLLANDS, R. G. Will the real smart city please stand up? City, London, v. 12, n. 3, p. 303-320, 2008. DOI: 10.1080/13604810802479126.

HUANG, R., YANG, J., ZHENG, L. The components and functions of smart learning environments for easy, engaged and effective learning. International Journal for Educational Media and Technology, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 4–14. 2013.

HUBERMAN, M. Como se realizam as mudanças: subsídios para o estudo do problema da inovação. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.

IBRAHIM, M. S., RAZAK, A. Z. A.; KENAYATHULLA, H. B. Smart principals and smart schools. Procedia Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 103, p. 826–836, 2013. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.10.404.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (ITS). Declaração das ONGs: ciência e tecnologia com inclusão social. 2005. Disponível em: www.itsbrasil.org.br. Acesso em: 20 dez. 2017.

KAHLAU, C. A.; SCHNEIDER, A. H.; SOUZA-LIMA, J. E. Tecnologia Social como alternativa ao desenvolvimento: indagações sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 15, n. 36, p. 190-213, abr./jun. 2019.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2018.

KOMNINOS, N. The architecture of intelligent cities: integrating human, collective and artificial intelligence to enhance knowledge and innovation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT ENVIRONMENTS, 2., 2006. Proceedings […]. [S. l.]: Atenas, 2006. p. 13-20.

KOMNINOS, N. Cidades Inteligentes: Sistemas de Inovação e Tecnologias da Informação ao serviço do Desenvolvimento das Cidades. [S. l.: s. n], 2008

KOMNINOS, N., MORA, L. Exploring the big picture of smart city research. Scienze, 2018.

KOPER, R. Conditions for effective smart learning environments. Smart Learning Environments, [S. l.], v. 1, n. 5. 2014. DOI: 10.1186/s40561-014-0005-4.

KOURTIT, K.; NIJKAMP, P. Smart cities in the innovation age. Innovation: The European Journal of Social Science Research, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 93-95, 2012.

KOZMA R. B., VOTA W. S. ICT in developing countries: policies, implementation, and impact. In: SPECTOR, J. M. et al. Handbook of research on educational communicationsand technology. Springer, 2014. DOI: 10.1007/978-1-4614-3185-5_72.

LADEIRA, M.; MOIA, R. Inclusão digital e cidadania. São Paulo: Tempo & Memória. 2009.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo, 2015.

LIU, Y., HUANG, C. Concerns of teachers about technology integration in the USA; European Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 35-47. 2005.

LORENZO, N. et al. New objectives for smart classrooms from industry 4.0. Technology, Knowledge and Learning, [S. l.], 2021. DOI: 10.1007/s10758-021-09527-0.

LORENZO, N., GALLON, R. Smart Pedagogy for Smart Learning. In: DANIELA, L. (ed.), Didactics of smart pedagogy. Springer, Cham. 2019. p. 41–69. DOI: 10.1007/ 978-3-030-01551-0_3.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.

MEANS, A. J. Learning to save the future: rethinking education and work in an era of digital capitalism. [S. l.]: Routledge, 2018. DOI: 10.4324/9781315450209.

MEDEIROS, C. B. et al. Inovação social além da tecnologia social: constructos em discussão. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015.

MEIJER, A.; BOLÍVAR, M. P. R. Governing the smart city: a review of the literature on smart urban governance. International Review of Administrative Sciences, [S. l.], v. 82, n. 2, p. 392-408, 2016.

MOGAS, J. et al. Developments for smart classrooms: Schools’ perspective and needs. International Journal of Mobile and Blended Learning, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 34–50. 2020.

MOORE, S. L., ELLSWORTH J. B. Ethics of educational technology. In: SPECTOR, J. M. et al. (ed.). Handbook of research on educational communications and technology. Springer. 2014. DOI: 10.1007/978-1-4614-3185-5_10.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 19-44, dez. 2012.

MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORI, C. K. Políticas públicas para inclusão digital no Brasil: aspectos institucionais e efetividade em iniciativas federais de disseminação de telecentros no período 2000- 2010. SER Social, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 238–240, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12675. Acesso em: 12 dez. 2023.

NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas no Brasil. 2018.

NOVAES, H. T.; DIAS, R. B. Construção do marco analítico-conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, R. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: Komedi, 2010.

OLIVEIRA, A. M. G.; LIMA, G. S. N. A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educação. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 125-137, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/66. Acesso em: 13 out. 2022.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 101-107, set./out./nov./dez. 2001.

ONU BR – NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. A Agenda 2030. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 13 out. 2022.

POCERO, L. et al. Open source IoT meter devicesfor smart and energy-efficient school buildings. HardwareX, [S. l.], v. 1, 54–67. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ohx.2017.02.002. Acesso em: 13 out. 2022.

ROSO, C. C. Transformações na educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social. 2017. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SALIMI, L., GHONOODI, A. WCLTA 2011 The study of functional elements of management system in smart schools. Procedia Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 31, p. 140–144. 2012. DOI: 10.1016/j.sbspro.2011.12.031.

SANTOS, I. S. As novas tecnologias na educação e seus reflexos na escola e no mundo do trabalho. São Luís, 2005. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos2/Iracy_de_Sousa_Santos.pdf.Acesso em 13 de out. de 2022.

SILVA, R. F.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem, [S. l.], p. 23- 35 2014. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 13 de out. 2022.

SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Ciência & Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 681-694. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n3/14.pdf. Acesso em 12 de out. de 2022.

SOFFNER, R. K. Tecnologias sociais e práxis educativa. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 19, n. 1, p. 57-62, jan./abr., 2014. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/2615/1893. Acesso em: 10 de out. de 2022.

SUBTIL, M. J.; BELLONI, M. L. Dos audiovisuais à multimídia: análise histórica das diferentes dimensões. In: BELLONI, M. L. (org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002. p. 47-71.

TEDESCO, J. C. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

TOMOR, Z. et al. Smart governance for sustainable cities: findings from a systematic literature review. Journal of Urban Technology, [S. l.], v. 26, n. 4, p. 3-27, 2019.

TRINDADE, E. P. et al. Sustainable development of smart cities: a systematic review of the literature. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, [S. l.], v. 3, n. 3, 2017.

VALENTE, J. A. ALMEIDA, F. J.; Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45-60, dez. 1997. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/2324. Acesso em: 12 out. 2022.

VALENTE, J. A., ALMEIDA, M. E. B., KUIN, S. Aprender na cultura digital: A contemporaneidade e a construção de conhecimento. In: CERNY, R. Z. et al. Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017. p. 359-382.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Brazilian technology policies in education: history and lessons learned. Education Policy Analysis Archives, [S. l.], v. 28, p. 94, 2020.

VANDERLINDE, R; AESAERT, K., VAN BRAAK, J. Measuring ICT use and contributing conditions in primary schools. British Journal of Educational Technology, [S. l.], v. 46, n. 5, 2015.

VON LINSINGEN, I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, n. esp., nov. 2007. Disponível em: https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/2/23/Irlan.pdf Acesso em: 10 jan. 2021.

ZULKARNAEN, R. H. et al. Smart city design in learning scienceto grow 21st century skills of elementary school student. Journal of Physics: Conference Series, [S. l.], v. 157, n. 2, 2019. DOI: 10.1088/1742-6596/1157/2/022021.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

CAMARGO, M. A. da S.; ROMA, P. M. da S. TIC e TS na educação: Rumo às novas escolas nas cidades inteligentes. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15484. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15484. Acesso em: 29 abr. 2024.