Comentários diretos e indiretos na revisão textual utilizando ferramentas digitais

Palavras-chave: Revisão textual, Ferramentas digitais, Interação, Processo de escrita

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Escrita e Alfabetização da Universidade de La Plata, Argentina, sobre um dos processos envolvidos na construção do conhecimento sobre a escrita: revisar um texto para melhorá-lo. Especificamente aborda-se a revisão do texto de outro e comentá-lo por escrito através de ferramentas digitais, uma vez que a tecnologia é atualmente uma parte fundamental das interações escritas que ocorrem socialmente. A investigação foi realizada com meninos e meninas de 7 anos de idade que frequentavam o 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Paulo, Brasil. Essas crianças já dominavam o princípio alfabético do sistema de escrita e estavam em condições de refletir sobre a composição escrita, lendo sozinhos e comentando por escrito. Nossas questões principais de pesquisa foram compreender qual conteúdo linguístico as crianças poderiam selecionar para comentar os textos, quais estratégias de comunicação usariam com a ferramenta digital proposta e como seriam as trocas orais no processo de revisão dos textos. Entre os principais resultados, destacamos a análise dos diferentes espaços de texto em que os alunos decidem escrever seus comentários sobre o texto dos colegas, proposto para leitura, a realização de diferentes tipos de comentários que chamaremos de diretos e indiretos, e seu impacto no texto e, finalmente, a importância das trocas orais entre os pares de autores e comentaristas dos textos para entender os diferentes aprendizados que foram desenvolvidos na proposta didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Kriscautzky Laxague, Universidad Nacional Autónoma de México

Universidad Nacional Autónoma de México. Doctora en Ciencias con especialidad en investigación educativa, área de Psicolingüística, por el Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional de México. Docente en la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional Autónoma de México, y en la Universidad de La Plata, Argentina. ORCID: 0000-0003-3489-1537, E-mail:mkriscau@unam.mx.

Miruna Kayano Genoino, Escola da Vila

Escola da Vila. Mestre em Escrita e Alfabetização pela Universidade de La Plata, Argentina. Especialista em Alfabetização pelo Centro de Formação da Escola da Vila em São Paulo, Brasil. Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora de Ensino Fundamental da Escola da Vila, São Paulo, Brasil. ORCID: 0000-0002-7375-4028. E-mail: mirunagenoino@gmail.com.

Referências

BLANCHE-BENVENISTE, C. Estudios lingüísticos sobre la relación entre oralidad y escritura. Barcelona: Gedisa. 1998.

CASTEDO, Mirta. Procesos de revisión de textos en situación didáctica de intercambio entre pares. Tese (Doutorado). Tesis de Doctorado. Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional. Cinvestav, México, 2003.

FERREIRO, Emilia; LUQUEZ, Sonia. La revisión de un texto ajeno utilizando un procesador de palabras. Revista Latinoamericana de Lectura (Lectura y vida), v. 24, n. 2, p. 50-61, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.

GALABURRI, María Laura. La transformación de contenidos en la continuidad de las situaciones didácticas de revisión de textos. Dissertação (Mestrado). Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires, 2004.

KRISCAUTZKY, Marina. Seleccionar información en internet. Problemas y soluciones de los nuevos lectores ante la confiabilidad de las fuentes digitales de información. Tese (Doutorado) - Departamento de investigaciones educativas, CINVESTAV-IPN, 2014.

PELÁEZ, M.A. La transformación de contenidos abordados por los alumnos a través de situaciones didácticas de lectura, escritura y revisión de textos narrativos ficcionales. Tese (Doutorado). 2016. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

PERELMAN, F.; ESTÉVEZ, V. Herramientas para enseñar a leer y producir en medios digitales. Buenos Aires: Aique, 2014.

TOLCHINSKY, Liliana. A aprendizagem da linguagem escrita. São Paulo: Ática, 1995.
Publicado
2020-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 43
  • PDF downloads: 395
Como Citar
Laxague, M. K., & Genoino, M. K. (2020). Comentários diretos e indiretos na revisão textual utilizando ferramentas digitais. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(3), 122-143. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10197
Seção
Dossiê Temático