FORMAÇÃO HUMANA E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA: RESISTÊNCIA À FORMAÇÃO INSTRUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Formação Humana, Racionalidade Substantiva, Arena de disputas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo caracterizar as formas manifestas da Racionalidade Substantiva nos currículos dos cursos do ensino médio integrado à educação profissional. Para responder ao objetivo proposto foi realizada uma análise de conteúdo (Bardin, 1977) nos Projetos pedagógicos dos cursos de Edificações, Eletrotécnica e Informática do ensino médio integrado à educação profissional e do Projeto pedagógico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí – campus Parnaíba. Para o tratamento dos dados coletados se utilizou o contínuo de racionalidades proposto por Maurício Serva (1997), baseado no pensamento original de Alberto Guerreiro Ramos (1981), com a finalidade de desvelar valores racionais presentes nos documentos. A partir desta matriz, uma categoria foi definida a priori: Formação humana substantiva. A categoria a priori desdobrou-se em duas categorias empíricas denominadas de “Formação humana substantiva para a humanização” e “Formação humana substantiva para a transformação social”. Como resultado da pesquisa, destaca-se a Racionalidade Substantiva manifesta nos documentos oficiais do Instituto pesquisado é posta como resistência ao processo de instrumentalização da formação escolar. Sendo que os documentos apontam para valores que reforçariam aspectos isonômicos e de transformação do mundo do trabalho e da sociedade em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élido Santiago da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professor do Departamento de Ciências Sociais, Educação e Desporto do Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí.

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED da Universidade federal do Pará

Publicado

2022-03-31

Como Citar

DA SILVA, Élido S.; DA SILVA, G. P. FORMAÇÃO HUMANA E RACIONALIDADE SUBSTANTIVA: RESISTÊNCIA À FORMAÇÃO INSTRUMENTAL. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 115–131, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7244. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático