O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.94-116

Palavras-chave:

Blogue, Biblioteca de Turma, Leitura, Escrita, Crianças, Aprendizagem

Resumo

Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias.

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Biografia do Autor

Filipa Viana, Universidade Aberta

Universidade Aberta, Portugal. Laboratório de Educação a Distância e Elearning, LE@D. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4420-7196. E-mail: filipaviana87@gmail.com

Lúcia Amante, Universidade Aberta

Universidade Aberta, Portugal. Laboratório de Educação a Distância e Elearning, LE@D. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3210-7980. E-mail: lucia.Amante@uab.pt

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

VIANA, F.; AMANTE, L. O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 94–116, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.94-116. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático