O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÁCIDO E BASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.47-64

Palavras-chave:

Educação Química, Ensino de Ciências por Investigação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Médio

Resumo

Muitos estudantes não compreendem os conceitos de ácido e base, utilizando apenas definições e desconsiderando a influência do solvente nas propriedades dessas substâncias. As simulações computacionais permeadas por uma abordagem investigativa podem ser promissoras para minimizar essas dificuldades dos estudantes, pois favorece ambientes em que fenômenos podem ser observados e estudados no nível submicroscópico e de forma dinâmica. Neste artigo foi proposto o uso da simulação computacional disponível no site PhET com uma abordagem investigativa para discussão de conceitos de ácido e base. Para compreensão das atividades propostas durante a simulação foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os estudantes levantaram hipóteses, testaram essas hipóteses com o uso direcionado da simulação por meio de um roteiro com um maior nível de abertura, observaram a influência do solvente nas propriedades ácidas e básicas das substâncias e representaram o comportamento dessas substâncias em água usando modelos. Ao explorarem a simulação os estudantes puderam compreender de uma forma mais integrada os conceitos de ácido e base, mostrando assim o potencial da simulação para discussão desses conceitos nas aulas de Química. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilma Soares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Doutora. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4692-122X. E-mail: nilmafaeufmg@gmail.com

Fernando César Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Doutor. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2059-4550. E-mail: fscquimico@yahoo.com.br

Edyth Priscilla Campos Silva, Professora da Educação Básica

Professora da Educação Básica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6678-8537. E-mail: edythpriscilla@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

SILVA, N. S. da; SILVA, F. C.; SILVA, E. P. C. O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÁCIDO E BASE. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 47–64, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.47-64. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7108. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático