A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46

Palavras-chave:

Leitura, Literacia, Literatura, Redes, Digital

Resumo

Tendo presente a centralidade da língua como instrumento basilar na economia curricular, destacou-se a leitura como competência basilar, não só no acesso ao saber, mas também na fruição estética, desde o primeiro ciclo até ao final do ensino secundário. Este artigo expõe e reflete acerca do trabalho dos autores, ao longo de mais de uma década, na busca de responder à baixa proficiência leitora evidenciada pelos alunos face a textos informativos e literários. Ao mesmo tempo, são analisadas propostas centradas no âmbito da literacia da leitura, sempre numa perspetiva multimodal de promoção do código linguístico tendo presente as profundas transformações comunicacionais patentes no acesso à informação no contexto da sociedade digital. Apresenta-se, em primeiro lugar uma abordagem multidisciplinar a partir da obra a Maior Flor do Mundo de José Saramago; seguidamente, detalham-se partes mais relevantes que uniram tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura, através do blogue Língua Portuguesa e, paralelamente, de uma rede social: o blogue, para um trabalho mais centrado na prática pedagógica; a rede social, para estimular a leitura livre e a partilha dessas experiências de leitura informal. Por último, surgiu o projeto biblioteca digital que consistiu no desenvolvimento de várias ações de acesso e promoção da leitura. A evidência recolhida através de observação do trabalho diário e dos dados relativos ao aumento do nível de proficiência leitora, revelam que estes ambientes de leitura digital, articulados com outras iniciativas de carácter multimodal, têm trazido benefícios académicos, sociais e pessoais aos alunos das escolas.

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Biografia do Autor

Paulo M. Faria, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação, Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Portugal. Desenvolve o seu pos-doc na área da leitura digital. Desempenha Coordenador Cientifico-Pedagógico, Centro de Língua Portuguesa - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e ao serviço do Camões, I.P. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8232-4815. E-mail: pauloprofe@gmail.com

Ádila Faria, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Integra vários grupos internacionais de pesquisa, como COST - Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children (DigiLitEY). Desempenha o cargo de Professora Bibliotecária. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5550-800X. E-mail: adifaria@gmail.com

Altina Ramos, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. ORCID: https://orcid.org /000-0002-5668-4304. E-mail: altina@ie.uminho.pt

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

FARIA, P. M.; FARIA, Ádila; RAMOS, A. A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 26–46, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7107. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático