Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25

Palavras-chave:

Educação, Cultura Digital, Espaços Formativos

Resumo

Este texto representa um esforço mútuo para (re)desenhar um diálogo sobre Educação e Cultura Digital. Um dos argumentos centrais deste escrito se traduz na ideia da Educação como prática transformadora e ato humano comprometido com o outro nos aspectos mais singulares da natureza humana, quais sejam a política, tecnologias, bens culturais, consciência econômica, formação escolar e bem-estar social. Aqui, também se pretende argumentar sobre a Cultura Digital e os processos formativos que os alunos da Educação Básica das redes públicas enfrentam em tempos de acesso exponencial aos instrumentos digitais, a uma gama incomensurável de informações e a velocidade que estas informações, são descartadas. Neste sentido, este escrito também desvela a função do professor como um Designer de Experiências de Aprendizagem (FLOOR, s/d) as quais não se limitam a determinadas tecnologias ou métodos de aprendizado, mas projeta a melhor experiência de aprendizagem com a melhor forma ou tecnologia para mediar as aprendizagens com seus alunos, confirmando que a tecnologia é um processo humano e criativo, material e imaterial, encarnados nas linguagens do saber e do fazer entre os homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria Hetkowski, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Professora Titular da  Universidade do Estado da Bahia. Atua nos Programas de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Líder do Grupo de Pesquisa GEOTEC. Pesquisa sobre TIC, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Geotecnologias e espaços potenciais citadinos. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-5793-7898. E-mail: taniah@uneb.br

Josemeire Machado Dias, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Atua no Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) e na Graduação em Design. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC. Pesquisa sobre Interação Humano Computador, Interfaces e Práticas Pedagógicas Inovadoras.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8624-4641. E-mail: jmdias@uneb.br

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

HETKOWSKI, T. M.; DIAS, J. M. Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 11–25, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.11-25. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7105. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático