Avaliação da Quadrienal (2013-2016) - Área de Educação na CAPES: reflexões para os Mestrados Profissionais da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.42-57

Palavras-chave:

Avaliação CAPES, Mestrado Profissional, Educação

Resumo

Este artigo discute a Avaliação Quadrienal (2013-2016) na Área de Educação da CAPES, associando às análises ao contexto histórico dos Mestrados Profissionais em Educação, a partir da aprovação na CAPES. Analisa a posição do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, nesse contexto nacional e seu impacto regional e local; e os procedimentos adotados nesta Quadrienal, apontando algumas reflexões ao próximo quadriênio CAPES - 2017-2020. Utilizamos como instrumentos para coleta de informações as experiências enquanto consultora CAPES, coordenadora de Programa de Pós-graduação e participações em fóruns da área. As análises demonstram que estamos em um momento profícuo e importante para aprofundar o debate e construir parâmetros mais adequados para a avaliação dos Programas Profissionais.

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Biografia do Autor

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Departamento de Ciências da Educação. Doutora em Educação pela Unicamp. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação - PPGE/UESC.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

VIEIRA, E. P. Avaliação da Quadrienal (2013-2016) - Área de Educação na CAPES: reflexões para os Mestrados Profissionais da Educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 42–57, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.42-57. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5305. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático