ALFABETIZAÇÃO: saberes e práticas

  • Iramar Lage Santos
  • Jeanes Martins Larchet
Palavras-chave: Alfabetização. Saberes docentes. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca dos saberes docentes necessários a prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Compreende-se a ação de ler e escrever como elementos fundamentais, que possibilitam ao indivíduo que adquire os conhecimentos da língua oral e escrita à participação social. Portanto, a aquisição da leitura e da escrita implica na possibilidade desenvolver a cidadania, nesse sentido, Entende-se que o professor alfabetizador é um profissional que necessita de saberes variados para orientar o seu trabalho em diferentes situações, do cotidiano escolar. Partindo do pressuposto que a pesquisa no mestrado profissional é colaborativa, escolhemos o grupo focal como possibilidade de pesquisar formando. Assim, participaram de oito encontros do grupo focal cinco professoras alfabetizadoras do município de Porto Seguro, Bahia. Os dados demonstram que os saberes docentes são formados por um conjunto relativamente coerente de saberes oriundos da formação profissional, de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Esses saberes possibilitam ao docente o desenvolvimento de uma prática diferenciada, mobilizando distintas teorias, metodologias e habilidades a fim de estabelecer o enfrentamento às problemáticas do processo de ensino aprendizagem nas classes de alfabetização. Por fim, entendemos as possibilidades da pesquisa qualitativa como pesquisa formação, contribuindo diretamente na formação e na prática alfabetizadora das colaboradoras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iramar Lage Santos
Graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, 2007), Especialização em Educação Infantil (UESC). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica (UESC).
Jeanes Martins Larchet
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC - MG, Psicopedagogia - UESC. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora do Departamento de Ciências da Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Professores da Educação Básica - UESC, pesquisadora membro do Núcleo de estudos afro-baianos regionais - Kàwé.
Publicado
2017-08-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 508
  • PDF downloads: 1475
Como Citar
Santos, I. L., & Larchet, J. M. (2017). ALFABETIZAÇÃO: saberes e práticas. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(3), 104-121. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.104-121