Formação de professores polivalentes em cursos de Pedagogia

O que diz o currículo prescrito?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.19071

Palavras-chave:

Formação de Professores Polivalentes, Curso de Pedagogia, Currículo, Licenciatura

Resumo

O texto em tela se construiu com o objetivo de analisar, a partir da dimensão curricular oficial (o currículo prescrito), como está situada a formação de professores polivalentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, ancorou-se na análise documental como técnica de produção de dados considerando três dimensões: a) Carga horária total e específica para a Formação de Professores Polivalentes; b) Componentes curriculares direcionados à formação de professores polivalentes para atuação no ensino das disciplinas do currículo escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e c) Conteúdos curriculares para a formação de professores polivalentes. Em conclusão, pode-se inferir que os conteúdos curriculares textualizados nas ementas das disciplinas concebidas para a formação de professores polivalentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em ambas as instituições de ensino superior, demonstram uma notável aproximação e atenção à particularidade do conhecimento da área disciplinar em que se inserem, contribuindo para a sua reflexão sob a ótica pedagógica. Contudo, é de opinião que tais conteúdos curriculares se revelam insuficientes em relação aos processos formativos, devido ao escasso período de tempo disponível para o estudo.

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Biografia do Autor

Antonio Anderson Brito do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN), como bolsista CAPES. Especialista em Educação e Contemporaneidade (IFRN). Licenciado em Pedagogia (UERN), como bolsista PET/SISu/MEC/FNDE. Atualmente Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq (Nível A).

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCHU) da UFERS. Docente permanente do POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Doutor em Educação (PPGE/UECE).

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

NASCIMENTO, A. A. B. do; MEDEIROS, E. A. de. Formação de professores polivalentes em cursos de Pedagogia: O que diz o currículo prescrito?. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.19071. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19071. Acesso em: 29 abr. 2024.