A Transfilosofia Sentitiva do Rizoma

Um sistema decolonial planetário-complexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18909

Palavras-chave:

Transfilosofia, Rizoma, Educação, Sentimento, Decolonialidade

Resumo

Considerando que a decolonialidade planetária é inerentemente ligada à complexidade, o autor desta análise focaliza a investigação da transfilosofia sensível do rizoma, um sistema complexo. Estudos das linhas de investigação: transmetodologias complexas e transmétodos decoloniais complexos-planetários, Educação Decolonial Planetária - transepistemologias complexas e decolonialidade-complexidade planetária em religação. Uma investigação rizomática antitética às investigações coloniais reducionistas e ao transmétodo de desconstrução rizomática. Na reconstrução, articulou-se relacionalidades que na educação traz especial atenção à complexidade, revelando o que é o ser humano e suas ações em favor de sua realização e preeminência para a vida em todos os sentidos; com respeito pelas civilizações. A forma como convergem pesquisas como decolonialidade-complexidade planetária e educação. Com perspectivas de articulação teórica entre a crítica decolonial transmoderna com as reflexões de Félix Guattari e Gilles Deleuze e a filosofia rizomática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez , Universidade do Oriente

Professora-Pesquisadora.

Referências

ARIAS, A.; ORTIZ, M. Hacer decolonial: desobedecer a la metodología de investigación. Hallazgos, Bogotá, v. 16, n. 31, p. 1-20, 2019. DOI: 10.15332/s1794-3841.2019.0031.06 Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-38412019000100147. Acesso em: 31 ago. 2023.

BOUHABEN, M. Introducción a una metodología rizomática. Metakinema, Granada, v. 13, n. 4, p. 1-12, 2013. Disponível em http://www.metakinema.es/metakineman13s4a1_Miguel_Bouhaben_Rizhome_Marienbad_Resnais.html. Acesso em: 16 mar. 2023.

BUSSO, H. «Salirse de juego». Perspectivas de articulación teórica entre la crítica decolonial transmoderna con las reflexiones de Foucault y Deleuze. Tabula rasa, Bogotá, v. 12, p. 103-120, 2012. DOI: 10.25058/20112742.113 Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6262654. Acesso em: 31 ago. 2023.

CAPRA, F. El punto crucial: ciencia, sociedad y cultura naciente. Buenos Aires: Editorial Troquel, 1992.

DA SILVA, A.; FERREIRA, L. Rotas de fuga deleuzeanas como estratégia decolonial no ensino de língua espanhola no Brasil. REPECULT Revista ensaios e pesquisa em educação e cultura, Costa Lima, v. 4, n. 7, p. 146–156, 2019. DOI: 10.29327/211303.4.7-9. Disponível em: https http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT/article/view/316. Acesso em: 31 ago. 2023.

DELEUZE G. Conversaciones: 1972-1990. Valencia: Pre-Textos, 1995.

DELEUZE G. Mil mesetas. Pretextos, Valencia, 2000.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Capitalisme et schizophrénie. Paris: L'Anti-Œdipe, 1972.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka, por una literatura menor. México: Ediciones era, 1978.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Mesetas. Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-textos, 1980.

DUSSEL, E. Europa, Modernidad y eurocentrismo. In: LANDER, E. (ed.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2000.

DUSSEL, E. Hacia una filosofía política crítica. Madrid: Descleé de Broouwer, 2001

DUSSEL, E. Sistema-mundo y Transmodernidad. In: BANERJE, I.; DUBE, S.; MIGNOLO, W. (ed.). Modernidades coloniales. México: Editorial El Colegio de México, 2004.

FALS BORDA, O. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla por la praxis. Bogotá: Tercer Mundo editores, 1978.

INGALA, E. La complejidad y el pensamiento de Gilles Deleuze. Δα´ιμων. Revista de Filosofía, Murcia, supl. 2, p. 255-261, 2008. Disponível em: https://revistas.um.es/daimon/article/view/120581. Acesso em: 30 mar. 2023.

MALDONADO-TORRES, N. On the coloniality of being contributions to the development of a concept. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-270, 2007.

MENDOZA VALDÉS, R. Ética de la repetición, o el pensar del rizoma. Pensamiento. Papeles de Filosofía, México, v. 4, p. 80-86, 2005. Disponível em: https://revistapensamiento.uaemex.mx/article/view/258. Acesso em: 30 mar. 2023

MIGNOLO, W. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

MIGNOLO, W. Historias locales, diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.

MORÍN, E. El método III: el conocimiento del conocimiento. Madrid: Cátedra, 1994.

MORÍN, E. Pensar la complejidad, Pensar la complejidad. Crisis y metamorfosis. Madrid: Universidad de Valencia, 2010.

OLMOS, C. Revisitando las fuentes y conceptos fundamentales de la filosofía de Heráclito de Éfeso. Mutatis Mutandis: Revista Internacional de Filosofía, Murcía, n. 6, 25-43 2015. Disponível em: https://revistamutatismutandis.com/index.php/mutatismutandis/article/view/146. Acesso em: 30 mar. 2023

PANIKKAR, R. Ecosofía. Para una espiritualidad de la tierra. Madrid: Siruela, 1994

PANIKKAR, R. La plenitud del hombre. Una cristofanía. Madrid: Siruela, 1999.

PANIKKAR, R. De la mística. Experiencia plena de vida. Barcelona: Herder, 2005.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. LANDER, E. (comp.). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 1989.

QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú Indígena, Lima, v. 16, n. 29, p. 11-20, 1992. Disponível em: https://arqueologiageneralunca.wordpress.com/2018/04/07/quijano-colonialidad-y-modernidad-racionalidad/. Acesso em: 30 mar. 2023

RODRÍGUEZ, M. E. Fundamentos epistemológicos de la relación patrimonio cultural, identidad y ciudadanía: hacia una educación patrimonial transcompleja en la ciudad. 2017. Tesis (Doctoral en Patrimonio Cultural) – Universidad Latinoamericana y el Caribe, Caracas, 2017.

RODRÍGUEZ, M. E. Deconstrucción: un transmétodo rizomático transcomplejo en la transmodernidad. Sinergias educativas, Quevedo, v. 4, n. 2, p. 43-58, 2019a. DOI: 10.31876/s.e.v4i1.35. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/382/3821582003/html/index.html. Acesso em: 31 ago. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. Re-ligar como práctica emergente del pensamiento filosófico transmoderno. ORINOCO Pensamiento y Praxis, Ciudad Bolívar, v. 11, p. 3-13, 2019b. DOI: 10.5281/zenodo.3709212. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7798409. Acesso em: 2 jul. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. La decolonialidad planetaria como apodíctica de la transcomplejidad. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié, Bié, v. 1, n. 1, p. 43-57, 2021a. 10.5281/zenodo.5511830. Disponível em: http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/41. Acesso em: 31 mar. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. Somos naturaleza en la Tierra-patria: visiones decoloniales planetaria-complejas. Educar Mais, Pelotas, v. 6, p. 209-220, 2022a. DOI: 10.15536/reducarmais.6.2022.2723. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2723. Acesso em: 31 ago. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. Decolonialidad del hacer en la decolonialidad del ser y ésta en la del poder y saber: un análisis transmetódico. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 14, n. 32, p. 230-243, 2022b. DOI: 10.18316/rcd.v14i32.9309. Disponível em: https://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/9309. Acesso em: 31 ago. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. Transfilosofía Sentipensante. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022c.

RODRÍGUEZ, M. E. La transfilosofía sentipensante de la Educación Matemática Decolonial Transcompleja. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 44, e62606, p. 1-13, 2022d. DOI: 10.4025/actascieduc.v44i1.62606. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3033/303371539025/html/. Acesso em: 31 mar. 2023.

RODRÍGUEZ, M. E. O espírito do vale na decolonialidade planetária: porta larga na recivilização do conhecimento em educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, e11270, 2022e. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11270. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11270. Acesso em: 31 ago. 2023.

ROJAS, C. La crisis de la razón: de la filosofía de la conciencia a la filosofía del lenguaje. Cuestiones de Filosofía, Caldas, n. 17, p. 76-103, 2016. DOI: 10.19053/01235095.2848. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/cuestiones_filosofia/article/view/2848. Acesso em: 31 ago. 2023.

SANTOS, B. Epistemologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana, Maracaibo, v. 16, n. 54, p. 17-39, 2011. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/3429. Acesso em: 30 mar. 2023.

SCHLEGEL, F. Poesía y filosofía. Estudio preliminar y notas de D. Sánchez Meca. Traducción de Diego Sánchez Meca y Anabel Rábade. Madrid: Alianza, 1994.

SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Caracas: Versión Reina-Valera, 1960.

VIGNOLA, P. Archipiélago y archi-pliegue repensar las relaciones humanas desde la multiplicidad insular. Etica & Politica / Ethics & Politics, Satorini, v. XXII, n. 2, p. 139-155, 2020. DOI: 10.13137/1825-5167/30984. Disponível em: https://www.openstarts.units.it/handle/10077/30984. Acesso em: 31 ago. 2023.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: AbyaYala, 2013.

ZAMBRANO, M. La razón en la sombra. Madrid: Siruela, 2004.

ZÁRATE, J. Demandas indígenas en la construcción del México moderno. En Jorge Uzeta (ed.). Identidades diversas, ciudadanías particulares. México: El Colegio de Michoacán, 2013.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

RODRÍGUEZ , M. E. A Transfilosofia Sentitiva do Rizoma: Um sistema decolonial planetário-complexo. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.18909. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/18909. Acesso em: 29 abr. 2024.