Movimentos sociais, tecnologia e inclusão digital

A urgência de um debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15485

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação e Inclusão Digital, Tecnologia

Resumo

Este estudo aborda a temática dos Movimentos Sociais e sua relação com a Tecnologia por meio da Educação e Inclusão Digital. O objetivo é analisar, na produção acadêmica brasileira, em nível Stricto Sensu, os avanços e desafios enfrentados pelos movimentos sociais na busca pela inclusão digital. A pesquisa é exploratória e bibliográfica, com busca nas bases da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), disponível on-line, que congregam as pesquisas Stricto Sensu no Brasil. Para tanto, usaram-se os descritores “Movimentos Sociais e Tecnologia”, “Movimentos Sociais e Inclusão Digital” e “Movimentos Sociais e Educação”. A análise sistemática e crítico-integrativa das catorze produções selecionadas foi a interpretativa. Foi possível concluir que a posição que o MST detém de luta pela educação no Brasil está consolidada, enquanto o uso da tecnologia via inclusão digital pelos Movimentos Sociais permanece um campo fértil e abrangente para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Jefferson Luis da Silva Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Pesquisador na área da Formação de Professores, Trabalho Docente e Didática. Integrante do Grupo de Estudos em Literatura, Cultura e Sociedade (GELICS). Professor Assistente da UFRA Campus Tomé-Açu.

Rosângela Araújo Darwich, Universidade da Amazônia

Doutora em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo PPGTPC/UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Poesia do dia a dia: Grupos Vivenciais e Resiliência. Professora Permanente do PPGCLC/UNAMA.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

CARDOSO, J. L. da S.; DARWICH, R. A. Movimentos sociais, tecnologia e inclusão digital: A urgência de um debate. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15485. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15485. Acesso em: 29 abr. 2024.