Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443

Palavras-chave:

Produto cultural, Infâncias, Linguagens híbridas, Educação

Resumo

O presente estudo busca analisar de que maneira o curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, produzido a partir de múltiplas linguagens, pode provocar o leitor infantil a recriar sua realidade, constituindo-se importante elemento humanizador e produtor de subjetividade. Para tanto, serão tomadas as concepções sobre aprendizagem (VIGOTSKI, 1996), linguagem (VIGOTSKI, 1996, DIONÍSIO; VASCONCELOS; SOUZA, 2014), multiletramentos (ROJO, 2013), matrizes de linguagem (SANTAELLA, 2005), cultura visual (HEYWOOD; SANDYWELL, 1999), interação, formação de conceitos (VIGOTSKI, 1996) e processo de subjetivação (GUATTARI, 2005) que sustentarão a discussão proposta neste artigo. Com base nesses conceitos, apresentamos a análise desse produto cultural híbrido para, então, refletirmos sobre seu potencial como produtor da subjetividade pelo leitor infantil e suas possibilidades para a educação.

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Biografia do Autor

Flávia Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil/UCS. Bolsista CNPq.

Karina Feltes , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil

Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha. Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira – Inglês pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Graduada em Letras – Português/ Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Possui interesse em pesquisa na área de leitura e formação leitora.

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

 

Docente da Universidade de Caxias do Sul, Bacharel em Psicologia/UCS, Especialista em Gerontologia/SBGG, Mestre em Psicologia Social e Institucional/UCS, Doutora em Educação/UFRGS, Coordenadora do Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso/UCS, Docente no Programa de Mestrado em Psicologia/UCS, pesquisadora na área de envelhecimento humano.

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Publicado

2022-10-28

Como Citar

RAMOS, F.; FELTES , K.; BOHM, V. Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14443. Acesso em: 26 abr. 2024.