O Impacto da taxa de aprovação em disciplinas de física básica no percurso formativo de estudantes na graduação em física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12206

Palavras-chave:

Graduação em Física, Taxa de aprovação, Disciplinas de Física Geral

Resumo

A cultura da reprovação é altamente alardeada nos cursos de graduação em física, seja pela suposta falta de preparo e maturidade dos estudantes, ou pela suposta complexidade das disciplinas introdutórias de Física e de Cálculo. O estudo apresentado neste artigo questiona esse pressuposto, a partir da análise da taxa de aprovação de estudantes em disciplinas de física básica na relação com o percurso formativo nos cursos de licenciatura e bacharelado em física. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma universidade pública brasileira, conduzido na forma de uma pesquisa quantitativa, longitudinal, que analisou informações sobre disciplinas de física básica ofertadas no período de 2000 a 2019. Os dados foram organizados e analisados a partir de três eixos principais: número de matrículas na disciplina; número de alunos aprovados; e taxa de aprovação. Conclui-se que o desempenho dos estudantes nessas disciplinas não melhora com o tempo de permanência no curso, corroborando com a baixa eficiência dos cursos de graduação em física para formar novos profissionais. Os resultados indicam ainda a necessidade de reflexões mais amplas e aprofundadas sobre a organização curricular e a forma de oferta das disciplinas de física básica, que compõem os currículos dos cursos de graduação em Física, no sentido de formar mais e melhor.

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Biografia do Autor

Júlio Akashi Hernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciências (UFJF). Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UFJF). Departamento de Física. Brasil. E-mail: jahernandes@gmail.com.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UFJF). Brasil. E-mail: paulo.menezes@ufjf.edu.br.

Giovana Trevisan Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Ciências. Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UFJF). E-mail: giovana@ice.ufjf.br.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

HERNANDES, J. A.; MENEZES, P. H. D.; NOGUEIRA, G. T. O Impacto da taxa de aprovação em disciplinas de física básica no percurso formativo de estudantes na graduação em física. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 103–123, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12206. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12206. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático