Editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p12

Palabras clave:

Investigación en Educación, Tecnologías Educativas, COVID-19

Resumen

Os desafios da Educação Brasileira em 2022 são, ao mesmo tempo, uma continuidade do longo processo de luta em prol da universalização da educação pública, gratuita e de qualidade, em todos os níveis e modalidades de Educação. Esse processo encarna os melhores ideais dos educadores brasileiros, bem como reflete a singularidade de um ano letivo marcado simultaneamente pela necessidade de construir alternativas consistentes depois de dois anos de pandemia da COVID-19 com todas as suas implicações e pela característica única de encerrar em si dois eventos de grande magnitude que não deixarão de marcá-lo indelevelmente: o bicentenário da Independência do Brasil e as eleições gerais da república. É com este pano de fundo que a Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade se apresenta à Comunidade Científica com o lançamento de seu n. 65: “Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias”. O tema do dossiê que compõe o n. 65, por atual, dispensa justificativa. Como pesquisadores em Educação, nossos compromissos com a Ciência e com o Brasil convergem nesse esforço, do qual este número temático é parte, pela construção de um referencial capaz de subsidiar os educadores em suas práticas durante a pandemia e permitir a melhor apropriação crítica do conhecimento produzido por todos os educadores durante estes tempos singulares nos processos educativos pós-pandêmicos 

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Biografía del autor/a

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidad del Estado de Bahía

Doctor en Difusión del Conocimiento (2013) por la Universidad Federal de Bahía (UFBA), Magíster en Educación (2006) por la Universidad del Estado de Bahía (UNEB) y Licenciado en Letras Vernáculas con Inglés (1998) y Teología (2021) de la Universidad Católica del Salvador (UCSal). Actualmente es Director/Editor de la Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Profesor Titular del Departamento de Educación I, profesor permanente y Coordinador del LPq 4 - Educación, Currículo y Procesos Tecnológicos del Programa de Posgrado en Educación y Contemporaneidad (PPGEduC/UNEB) y Vice-Líder del grupo de investigación Formación, Tecnología, Educación a Distancia y Currículo (ForTEC). Coordina el proyecto de investigación 'Observatorio Educativo de Redes y Cultura Digital' y trabaja como docente e investigador en los siguientes temas: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperlectura y Educación a Distancia. Con experiencia docente e investigadora en Letras y Educación, organizó dossieres temáticos y publicó libros y capítulos de libros sobre los temas de su interés de investigación: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperlectura y Educación a Distancia.

Citas

NONATO, Emanuel do Rosário Santos

Publicado

2022-02-15

Cómo citar

NONATO, E. do R. S. Editorial. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 12, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p12. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13659. Acesso em: 14 may. 2024.