Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autoria: Os textos não devem exceder a três autores, a não ser em caso de estudos multicêntricos que devem ser indicados como tal no resumo e na metodologia e serão aceitos conforme avaliação discricionária de pertinência por parte dos editores.

    A revista publica preferencialmente textos cujos autores são doutores. Mestres, mestrandos e doutorandos podem enviar artigos em coautoria com seus orientadores. Mestres poderão enviar artigos em coautoria com outros doutores, além de seus orientadores, quando o artigo não for relacionado a sua dissertação. Excepcionalmente, a critério dos editores, considerada a relevância do texto para a Área de Educação, os editores poderão aceitar a submissão de texto de autores cuja maior titulação seja mestrado sem coautoria com doutores. Estudantes de graduação ou autores cuja maior titulação seja graduação ou especialização não são aceitos como coautores

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, enviado como arquivo suplementar. Não poderá ser aceita a inclusão de autor depois da submissão do texto ou alteração da ordem de autoria. A ordem de autoria deve refletir o grau de contribuição dos autores e não poderá ser alterada depois da submissão.

     

  • Metadados obrigatórios: No formulário de submissão, devem ser incluídos, obrigatoriamente em português, inglês e espanhol, e opcionalmente em francês, os dados a seguir:

    a) título do artigo; opção pela seção temática, estudos ou documentos;

    b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes;

    c) minibiografia (títulos acadêmicos do maior para o menor, filiação institucional, vinculação a grupo de pesquisa e programa de pós-graduação, temática de interesse investigativo;

    d)endereço institucional do autor de correspondência;

    e) telefones dos autores;

    f) email de todos os autores;

    g) titulação principal;

    h)instituição a que pertence(m)

    i) cargo que ocupa(m);

    j) grupo de pesquisa.

  • Título, resumo e palavras-chave devem ser cadastrados no sistemas e enviados no manuscrito, em português, inglês e espanhol obrigatoriamente. As palavras-chave devem ser retiradas do Thesaurus do INEP.

    Cada versão do resumo deve conter no máximo 1000 caracteres, incluindo objetivo, método, resultados e conclusão.

    Após cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave no respectivo idioma do resumo, cujo número desejado é de, no mínimo três e, no máximo, cinco.

    Atenção: cabe aos autores entregar traduções de boa qualidade. Traduções ruins resultarão em devolução ou rejeição sumária do artigo.

  • As figuras, gráficos, tabelas ou fotografias (em formato TIFF ou JPG, em alta resolução - 300 dpi), devem ser incluídas no corpo do manuscrito e podem ser submetidas também como arquivo suplementar.

    Quando apresentadas em separado, devem ter indicação dos locais onde devem ser incluídas, ser tituladas e apresentar referências de sua autoria/fontes.

    Devem seguir a Norma de apresentação tabular, estabelecida pelo Conselho Nacional de Estatística e publicada pelo IBGE em 1979.

  • As Referências devem constar no manuscrito conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As referências devem considerar a literatura mais atual, bem como os clássicos da temática abordada. O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003

    revisada e atualizada em 1/ de julho de 2023.URLs e DOIs para as referências, quando disponíveis, devem ser informados.

    Observe as recomendações de normalização da revista.

  • As notas numeradas devem vir no rodapé da mesma página em que aparecem, assim como os agradecimentos, apêndices e informes complementares.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice (.doc ou .odf).

  • Encaminhamento e Apresentação dos Textos

    Os artigos devem ter, no máximo, 70 mil caracteres com espaços e, no mínimo, 40 mil caracteres com espaço.

    Os títulos devem ter no máximo 90 caracteres com espaços. O texto deve conter título, resumo e palavras-chave obrigatoriamente tem português, inglês e espanhol. O texto deve ser apresentado seguindo a estrutura de um artigo científico (introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusão e referências). As seções poderão ter

    • letra: Times New Roman 12
    • tamanho da folha A4
    • margens 2,5
    • espaçamento 1,5
    • paragráfo justificado
  • Procedimentos éticos

    O artigo encaminhado deve conter em rodapé na primeira página informações sobre a observação de procedimentos éticos durante a realização da pesquisa que deu origem ao texto apresentado


  • Originalidade e caráter inédito dos artigos

    O artigo a ser  publicado na Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade deve ser  inédito, não tendo sido publicado parcial ou integralmente em nenhum outro meio de divulgação científica.

  • Os autores devem colocar seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID) no momento em que submeterem seu artigo a Revista da FAEEBA.

    Registre-se através do link https://orcid.org/ 

     ORCID  código alfanumérico que identifica exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores e os diferencia de quaisquer outros pesquisadores.

     O link(URL) do Lattes deve ser informado.
  • Ao iniciar a submissão,no Passo 1 em: " Comentários para o editor", os autores devem informar para qual Dossiê Temático o artigo está sendo direcionado.
  • A Revista recebe e publica apenas um texto por autor em cada volume, seja na condição de autor principal, seja na condição de coautor

    É necessário o espaço de um ano, ou, seja quatro números para que o autor volte a submeter e publicar na Revista da FAEEBA.

  • Revisão e Normalização: Os originais enviados para avaliação devem estar em conformidade com a norma urbana de prestígio e as normas de produção de texto científico da ABNT. Este item impacta a avaliação dos originais submetidos. É de responsabilidade exclusiva dos autores a submissão de artigos com revisão de língua portuguesa e conforme as normas técnicas da Revista. A publicação final do artigo está condicionada à tradução do título e resumo, revisão de língua portuguesa e normaliza feitas por profissionais certificados. Para publicação, todos os textos serão submetidos a revisão textual e normalização por profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade pela revisão e normalização do texto mediante declaração e seu nome constará como responsável técnico. É vedada a indicação de autor do texto como revisor e normalizador.

  • Revisão e normalização: Os textos enviados para avaliação devem estar em conformidade com a norma urbana de prestígio e as normas de produção de texto científico da ABNT. Este item impacta a avaliação dos originais. A revista avalia e publica textos em português, inglês, francês, espanhol e italiano que estejam de acordo com a norma urbana de prestígio. Para publicação, todos os textos serão submetidos a revisão textual e normalização por profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade pela revisão e normalização do texto. É vedada a indicação de autor do texto como revisor e normalizador.

Diretrizes para Autores

Os autores são convidados a conferir todos os itens das normas para publicação antes de encaminhar os textos. 

Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

O original deve ser submetido segundo a norma urbana de prestígio da língua escolhida na submissão (português, espanhol, inglês, francês ou italiano), normalizado em conformidade com as ABNT.

Atualizado em 06/10/2022

Dossiê Temático 76

Dossiê Temático 76 - Educação Popular e Universidades Latino-Americanas

Organização:  Prof.ª Dr.ª Edite Maria da Silva de   Faria (UNEB) e a  Prof.ª Dr.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira (UEPA)

Ementa:  Processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa de uma educação transformadora. Extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogo entre universidades e movimentos sociais populares, de modo a problematizar o debate acerca da curricularização. A concepção de Sistematização de Experiências e seus vínculos com a pesquisa, o ensino e a extensão. A importância do trabalho colaborativo e em rede para a produção de conhecimento no âmbito da Educação Popular e da Extensão Crítica e Popular. 

Palavras-chaves: Extensão popular. Educação Popular. Universidade. Sistematização de Experiências.

Estudos

Artigos orginais e inéditos contendo estudos teóricos, com análise de conceitos, inéditos, atinentes a diversas temáticas dentro da proposta editorial da revista. Tamanho ideal: 40 a 70 mil caracteres com espaço.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.