Cultura digital, ensino remoto emergencial e formação continuada de professores da Educação Básica:

as lições da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p19-41

Palavras-chave:

Cultura Digital, Formação Continuada, Tecnologia Educacional, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19

Resumo

A inserção da cultura digital na vida escolar implica a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A experiência do Ensino Remoto Emergencial na pandemia da COVID-19 desvelou a fragilidade dessa formação continuada dos docentes da Educação Básica no Brasil. Através de um Survey com 375 docentes, esta pesquisa cruzou a experiência prévia com tecnologias na Educação, a formação continuada para uso dessas tecnologias e os dados do Ensino Remoto Emergencial. O estudo demonstrou que a experiência docente com tecnologias educacionais desconexas daquelas demandadas pelo Ensino Remoto Emergencial constituiu-se no fator mais relevante para a construção das estratégias pedagógicas durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento (2013) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação (2006) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduado em Letras Vernáculas com Inglês (1998) e Teologia (2021) pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Educação I, docente permanente e Coordenador da LPq 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB)  e Vice-Líder do grupo de pesquisa Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currículo (ForTEC). Coordena o projeto de pesquisa 'Observatório Educacional das Redes e da Cultura Digital' e atua como docente e pesquisador nos seguintes temas: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância. Com experiência de docência e pesquisa em Letras e Educação, organizou dossiês temático e publicou livros e capítulos de livros sobre os temas de seu interesse de pesquisa: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância.

Tarsio Ribeiro Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutorando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

NONATO, E. do R. S.; CAVALCANTE, T. R. Cultura digital, ensino remoto emergencial e formação continuada de professores da Educação Básica: : as lições da pandemia da COVID-19. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 19–41, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p19-41. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13531. Acesso em: 29 abr. 2024.